';
trancoso - retomada do turismo - live

"Bem-vindos ao nosso novo portal! "

Peter Kutuchian
Founder & CEO
Cursos
icone de um computador com um LMS (learn management system)
Confira nossos cursos

Trancoso vive retomada e hoteleiros se unem para promover o destino

Por Nayara Matteis 30 de setembro de 2020

Em julho, empreendimentos hoteleiros voltaram a receber turistas em Trancoso. Para impulsionar a retomada do setor no famoso destino baiano, hoteleiros se uniram para promover a divulgação de seus produtos e do vilarejo próximo a Porto Seguro. Em live encerrada há pouco, gestores da Pousada Estrela D’Água e Etnia Casa Hotel apresentaram suas propriedades e comentaram os planos de ação para o novo normal.

Com uma forte movimentação entre o empresariado, líderes comunitários e entidades, Trancoso já vive um momento de otimismo, principalmente no turismo de luxo. Ambos os meios de hospedagens são membros da BLTA (Brazilian Luxury Travel Association), que deu todo o respaldo necessário de padronização de protocolos de segurança e higienização.

Reaberta no dia 15 de julho, a Pousada Estrela D’Água foi a primeira a retomar as atividades. Com 85% de sua ocupação formada por viajantes de São Paulo capital e interior, Evelyn Gavioli, proprietária do empreendimento, afirma que as demandas vieram de forma gradativa, com o aval de capacidade de 50% de funcionamento das UHs. “Estamos lotados para o Réveillon”. Mesmo sem turistas estrangeiros, que representavam 15% do público em outubro, este ano o período atingirá a melhor marca da história da pousada.

No Etnia Casa Hotel, o segundo a reabrir no destino, as ocupações também seguem em alta. A propriedade, que adotou novas tecnologias de biossegurança para a retomada, deu destaque para a flexibilização de políticas de cancelamento e remarcação. “Nos unimos a Pousada Estrela D’Água e buscamos o que tínhamos em comum para fazer a vila renascer. Temos que dar segurança aos hóspedes com políticas que deixem as pessoas mais tranquilas”.

No tarifário, Evelyn explica que os valores foram mantidos os mesmos pré-pandemia, porém, o tempo de estadia aumentou de quatro para sete noites. “Não aumentamos as diárias, apenas os valores das bebidas importadas por conta do dólar que explodiu com a pandemia”.

Zanonato também optou por manter o tarifário, com aumento de 10% apenas para 2021. “Fizemos promoções para long stay. Muitas reservas são para um mês, 45 dias, por isso estamos favorecendo quem fica mais tempo”.

trancoso - retomada do turismo - interna

Pousada Estrela D’Água foi a primeira a reabrir no destino

Trancoso: destino e perspectivas para 2021

Famoso por suas badaladas festas de Ano Novo, a programação deste ano em Trancoso ainda é incerta. Segundo Evelyn, a realização está em fase de negociações na prefeitura, que pode ou não liberar as comemorações em menor escala para celebrar a chegada de 2021.

A proprietária da pousada destaca ainda que ao lado de Zanonato vem fazendo um trabalho de comunicação a respeito dos estabelecimentos que não cumprirem os protocolos no destino. “É preciso um alvará e selo de segurança, mas já tivemos reclamações de hóspedes de lugares que não estavam cumprindo as medidas. Entramos em contato e avisamos que não iremos mais indicar para os nossos clientes”.

Sobre as perspectivas para 2021, os hoteleiros preferem viver um dia de cada vez, mas se mostram otimistas. “Será um ano maravilhoso. O dia de amanhã é incerto, mas se tem algo que aprendi na pandemia é que ninguém é feliz sozinho e que a união faz a força. Juntos conseguiremos resolver todos os problemas que vêm pela frente. Vamos trabalhar o mercado brasileiro e vamos descobrir nosso país, mesmo que forçosamente”, salienta Zanonato.

Com mudanças constantes em seus planos de marketing e estratégias, a Estrela D’Água pretende manter seu trabalho junto ao turismo nacional no ano que vem. “Será um mercado forte ainda, talvez não com a mesma intensidade. Vamos ver um dia de cada vez e ir acompanhando o mercado”.

Para finalizar, Simone Scorsato, diretora da BLTA, ressaltou os protocolos criados pela entidade, com foco nos procedimentos em casos de hóspedes positivados. “Era uma das nossas maiores preocupações. Compramos essa briga para que houvesse uma orientação nessa situação e hoje temos uma oferta preparada”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Etnia Casa Hotel

(**) Crédito da foto: Divulgação/Pousada Estrela D’Água