quarta-feira, 12/novembro
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Três perguntas para: Adriano Cossolino

Hoje (12), o Três perguntas para recebe um entrevistado que gosta de aproveitar a vida, viajar, conhecer novos lugares e vivenciar novas experiências. Adriano Cossolino, gerente geral de Gastronomia da Aviva, também curte o tempo livre ao lado da família e amigos.

Com mais de 20 anos de experiência em hospitalidade, ele integra a liderança da Aviva desde setembro deste ano e chegou à companhia em um momento estratégico de reposicionamento da área, atuando diretamente na evolução da experiência gastronômica em todos os destinos da empresa, com foco em inovação, excelência e projetos de alto padrão, como o InCasa Private Residence Club.

Cossolino é graduado em Administração Hoteleira pelo Centro Universitário Ibero-Americano, e possui pós-graduação em Gestão de Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Hoje, ele fala ao Hotelier News sobre personalização da experiência gastronômica, entre outros pontos. Confira!

Três perguntas para: Adriano Cossolino

Hotelier News: O que os hóspedes mais valorizam hoje na experiência gastronômica dentro dos resorts da Aviva?

Adriano Cossolino: A combinação entre qualidade, segurança alimentar e variedade real de opções que dialogam com o momento da viagem. A esses pilares, somamos a valorização da identidade regional: em Rio Quente, com referências e ingredientes típicos de Goiás; e na Costa do Sauípe, com a culinária baiana presente no cotidiano dos restaurantes.

Para públicos que buscam diferenciação, evoluímos em personalização e curadoria: nos hotéis do Rio Quente Resorts, com jantares inspirados tanto na culinária internacional quanto na nacional e no InCasa Private Residence Club, empreendimento de mais alto padrão da Aviva, com menus autorais e experiências sob medida, como refeições elaboradas por chefs nas residências.

Na Costa do Sauípe vivemos um movimento consistente de elevação do padrão de experiência de hóspédes do all-inclusive — transformar o tudo incluído em uma jornada que valoriza detalhes como cardápios assinados, estações gastronômicas diferenciadas, oferta de serviço de bebidas premium, inclusive com assinatura de bartenders premiados, além de restaurantes temáticos, que são uma opção à parte do all-inclusive. Isso significa investir em insumos de qualidade para a área de gastronomia, capacitação das equipes e curadoria de experiências que fazem com que a elevação do padrão de serviço seja percebida por hóspedes.

Essa diversidade, aliada à atenção aos detalhes e ao compromisso com a excelência, é o que garante à Aviva uma operação gastronômica reconhecida e valorizada.

HN: A personalização da alimentação (dietas, restrições e preferências) já é um fator decisivo? Como vocês lidam com isso?

AC: Sim. A personalização da alimentação, especialmente para hóspedes com restrições alimentares, e a segurança dos processos são fatores que podem influenciar na escolha da hospedagem. Para oferecer maior diversidade em nossa gastronomia, combinamos cardápios flexíveis com a possibilidade de ajustes em tempo real, orientados por feedbacks e análises de consumo. Nosso objetivo é que qualquer pessoa, independentemente de restrições ou preferências, possa vivenciar a experiência gastronômica completa. Quem se hospeda em nossos hotéis e precisar de um cardápio especial, mesmo que não seja por restrições alimentares, tem essa facilidade, inclusive com um atendimento dedicado com nosso time de nutricionistas via WhatsApp.

Na Costa do Sauípe, já contamos com uma cozinha de restrições, que segue protocolos rigorosos de prevenção à contaminação cruzada, com áreas e utensílios exclusivos, identificação de alergênicos e treinamentos contínuos das equipes. Além disso, nosso objetivo é padronizar a excelência operacional de gastronomia nos destinos: adotaremos esse modelo também para o complexo de Rio Quente, que já conta com uma Central de Produção e Distribuição de Alimentos, que será replicada em Costa do Sauípe, para garantir ainda mais segurança alimentar e ajudar a reduzir o desperdício, já que a produção é feita com base na previsibilidade de demanda.

HN: Se tivesse que apostar em uma tendência gastronômica que vai dominar os próximos cinco anos, qual seria?

AC: Acredito que a grande tendência gastronômica dos próximos cinco anos será a gastronomia com propósito — uma culinária que une origem, sustentabilidade e emoção. O consumidor quer saber de onde vem o que ele come, valoriza ingredientes locais, produção responsável e histórias por trás de cada prato. Essa tendência se manifesta na busca por experiências mais autênticas e afetivas, que traduzam a cultura regional com técnica e sofisticação.

Menus balanceados, opções à base de plantas e preparações naturais deixam de ser nicho e passam a fazer parte do padrão de qualidade esperado. A comida deixa de ser apenas parte da estada — ela se tornou fator decisivo no momento de escolher um destino.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Aviva

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