Formada em Administração pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e com pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela UPE (Universidade de Pernambuco), Ana Julia Fideles, gerente de Gente da Amarante, sempre teve uma afinidade especial com a hotelaria, embora muitos a confundam com psicóloga devido à sua atuação na área de gestão de pessoas. “Apesar de muitos deduzirem que sou psicóloga, minha formação foi em Administração e já na escolha dessa área houve o despertar pela hotelaria. A ideia de proporcionar encantamento e experiências surpreendentes sempre me fascinou e a hotelaria é a forma mais concreta de realizar isso,” explica. Sua entrada no setor ocorreu apenas 10 anos após a graduação, mas desde então, ela encontrou na Amarante, onde trabalha há sete anos, o ambiente perfeito para consolidar sua paixão e construir uma carreira sólida.

Ana se descreve como uma pessoa apaixonada e dedicada. “Sou uma pessoa apaixonada por tudo que faço. Ao me comprometer com algo, comprometo-me com amor e muita dedicação, temperando tudo com excelência e buscando entregar o meu melhor,” afirma. Fora do trabalho, ela encontra prazer em explorar novas experiências. “Adoro viajar e viver novas experiências de lugares, pessoas e lazer”, destaca, mencionando sua paixão pela Fórmula 1, esporte que acompanha desde pequena e que, apesar de ter sido menos popular entre mulheres, tem conquistado muitos fãs nos últimos anos. Ela frequenta o Grande Prêmio de Interlagos há três anos, evento que combina sua paixão pelo esporte e a emoção de assistir corridas ao vivo.

Além da Fórmula 1, ela valoriza o tempo com a família e amigos, muitas vezes acompanhada de boa comida e uma taça de vinho branco. Ela também gosta de pedalar pela orla do bairro onde mora e de se deleitar em momentos de lazer com música, séries e filmes. Recentemente, tem explorado uma variedade de gêneros, desde comédias românticas como Emily em Paris até épicos como A Casa do Dragão. “Adoro passar o tempo com minha família e meus amigos, acompanhada de uma boa comida e uma taça de vinho branco; ou andando de bicicleta pela orla do bairro onde moro, ou ouvindo música e assistindo séries e filmes,” compartilha com entusiasmo.

A trajetória da profissional, convidada de hoje (23) do Três perguntas para é um testemunho de como a paixão e o comprometimento podem transformar uma carreira e enriquecer a vida pessoal, oferecendo uma visão inspiradora para aqueles que buscam realizar seus próprios sonhos e criar experiências memoráveis.

Três perguntas para: Ana Julia Fideles

Hotelier News: Quais são as principais características que a Amarante busca nos jovens talentos ao selecionar estagiários e trainees para integrar a equipe? 

Ana Julia Fideles: O principal requisito para qualquer pessoa ser colaboradora Amarante é o alinhamento com a nossa cultura. Afinal, ela está enraizada não só na gestão de pessoas, mas também na estratégia e na gestão de resultados. Assim, é essencial ter atitudes que casem com o nosso propósito, visão e valores. Além disso, quando se trata da seleção de estágio, o principal objetivo é encontrar futuros potenciais para construção de carreira na Amarante, sem exigências de requisitos técnicos, pois queremos dar a esses jovens a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho e se desenvolverem como pessoas e profissionais.

HN: De que forma a Amarante tem ajustado seus programas de estágio e trainee para responder à escassez de mão de obra no setor hoteleiro? 

AJF: É fundamental entender os desejos das futuras gerações e ter em mente que muitos desses programas acabam chocando com a jornada de trabalho do ramo hoteleiro, principalmente quando se trata de flexibilidade. Dessa forma, o foco é proporcionar uma rotina mais flexível, dentro da realidade do nosso negócio, com benefícios e ações que geram bem-estar físico e mental, adequados às realidades dos colaboradores que atuam no Corporativo e nos Resorts. Outro destaque é que essas pessoas buscam empresas que, de fato, demonstrem um propósito que vá além de resultados financeiros, e isso é muito genuíno na Amarante. Buscamos proporcionar momentos inesquecíveis a todos que se relacionam com a empresa, marcando as suas vidas.

Alinhados aos pontos acima, mostramos como os estagiários e trainees poderão se desenvolver na Amarante, por meio de uma gestão de performance bem estruturada, de variadas formas de capacitação interna e externa, e de um programa de mentoria para suportá-los em temáticas como carreira e hotelaria, por exemplo. E, por fim, deixamos claro sobre as trajetórias profissionais que poderão ser trilhadas na Amarante e que haverá oportunidade para todos diante do plano de expansão da empresa e que, alinhado a esse, há o compromisso de termos 80% das nossas posições de liderança ocupadas por nossas pessoas.

HN: Como a área de Gente e Gestão da Amarante trabalha na criação de uma cultura organizacional que incentive o desenvolvimento de novos profissionais e estimule a permanência deles no setor?

AJF: O compromisso com o desenvolvimento das pessoas da Amarante já é expresso no nosso valor Amamos Gente, ao afirmamos que valorizamos o potencial de todas as pessoas, e na estratégia da empresa ao declarar nosso compromisso de compor o quadro de líderes com maior parte vindo de movimentações internas. Para isso, promovemos uma filosofia, ações e processos que suportam o desenvolvimento dos colaboradores. Em relação à filosofia, em 2018, a área de Gente da Amarante incorporou o conhecimento da Liderança Positiva na gestão de pessoas, trazendo para seus líderes e colaboradores a importância de identificarmos talentos, valorizá-los e não focar energia em “pontos fracos”.

A tendência dos “pontos fracos” foi bastante disseminada em avaliações de desempenho do início dos anos 2000 e choca com a nossa crença de que todas as pessoas são capazes de um desempenho de alta performance, desde que elas foquem nos seus talentos, e que a equipe seja composta pela diversidade, para atender a todas as competências necessárias. Assim, ao invés de avaliar uma vez ao ano, promovemos integrações constantes entre líderes e liderados, focadas nas entregas e no desenvolvimento dos talentos, no alinhamento de expectativas de projetos e de carreira, na valorização do crescimento através do conhecimento com a nossa educação corporativa, a Semear, entre outras ações. É claro que, parte desse desenvolvimento, também deve ser o desejo da pessoa, pois ela é a protagonista da sua carreira. Dessa forma, todas as ações apresentadas acima precisam do envolvimento do colaborador e do alinhamento do seu desejo de carreira dentro da Amarante.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Amarante