Gerente Regional de Vendas Interior da rede Hotelaria Brasil, Ana Paula Carnieli já soma 24 anos na área comercial, atendendo clientes corporativos e sociais, congressos e grandes eventos. Hoje, atua no I am Design Hotel seguindo sua trajetória no mesmo departamento.

Ana Paula trabalhou por mais de 20 anos no grupo Royal Palm, iniciando a carreira como secretária, assistente de vendas e por fim Executiva de Contas Senior. Em 2018, foi contratada como gerente de Vendas pelo I am Design, sendo promovida à Regional um ano depois.

Casada e mãe do Franco, de 6 anos, é apaixonada por trabalhar com pessoas. A profissional divide seu tempo livre com a família, amigos, pilates e caminhadas. Ana Paula Carnieli ainda é adepta da prática do Reiki, técnica milenar japonesa que atua no equilíbrio dos campos vitais e emocionais.

Três perguntas para: Ana Paula Carnieli

Hotelier News: O hotel, como o próprio nome destaca, tem um grande apelo para o lado de design e decoração. Como você acredita que isso impacta na experiência do cliente? O investimento vale o retorno?

Ana Paula Carnieli: O I am design Hotel é um produto único, com ambiente moderno, descontraído e acolhedor. Os apartamentos são todos suítes com quarto, sala e cozinha completa. Disponibilizamos aos nossos hóspedes todo conforto necessário para sua estada, com lavanderia sem custo com auto serviço, piscina com borda infinita, sauna seca e fitness center, além de ser um hotel pet friendly. Temos excelentes feedbacks dos clientes pelo ambiente descontraído, atendimento e serviços. A experiência é única! Certamente o investimento vale o retorno.

HN: O empreendimento tem área dedicada para eventos sociais e corporativos. Como tem sido a demanda durante a pandemia? Houve alguma medida para tentar equilibrar a falta de eventos?

AC: Disponibilizamos três espaços para eventos corporativos com capacidade máxima de até 90 pessoas no rooftop, 60 pessoas na sala Auditório, 90 pessoas no Pátio de Eventos e duas salas de apoio para até cinco pessoas. Desde o início da pandemia até meados de agosto, deixamos de receber solicitações para realização de eventos. A retomada se deu na segunda quinzena de agosto, ao realizar um evento para empresa farmacêutica, posteriormente para empresas de consultoria e tecnologia da informação. O espaço de eventos tem sido utilizado como coworking e pequenas reuniões, pois, devido ao decreto municipal, podemos atender até 40% da capacidade máxima da sala. Por termos espaços únicos, os eventos se tornam exclusivos. Para equilibrar essa situação, dirigimos nossos esforços para atender o público de lazer e ao público long stay corporativo, além de novos clientes que surgiram devido às ações comerciais. Para ambos aplicamos tarifas atrativas e bem competitivas com nosso set. Tivemos um aumento de demanda significativa aos finais de semana.

HN: O interior tem tido uma grande vantagem no momento da retomada paulista. Campinas também tem sido afetada pelos bons números de ocupação? Houve diferença no público pré e pós-covid?

AC: O I am Design Hotel optou em manter o empreendimento aberto no início da pandemia, diferente de alguns hotéis na cidade que retomaram as atividades em julho. Nos meses de abril e maio tivemos uma grande queda na ocupação, chegando a 20%. Nos meses seguintes seguimos com uma retomada discreta, porém mais positiva. Fechamos outubro com nossa melhor performance atingindo 65% de ocupação e uma diária média de R$ 276,00. O público de lazer foi um dos grandes responsáveis por essa retomada, já que a maioria das empresas multinacionais proibiu as viagens para seus colaboradores. As empresas de médio e pequeno porte não tiveram essa parada, principalmente as construtoras e incorporadoras. Notamos que atualmente o pick-up de reservas tem sido bem menor e o on the books não traz a previsão real que antigamente apresentava antes da pandemia. Estamos com uma recuperação bem positiva com as ações aplicadas nas OTA’s e com os clientes direto. Recebemos um novo público corporativo que busca preço competitivo, localização, infraestrutura e serviço. Para o Réveillon já estamos com uma ocupação prevista de 96% para hospedagem.

Campinas é uma cidade que recebe muitos eventos corporativos e devido à pandemia, os hotéis voltados para eventos sofreram uma grande queda de ocupação. A retomada tem sido lenta e discreta. Os dados apresentados pelo Convention Bureau para hotéis midscale apontam uma ocupação de 22,56% e uma diária média de R$ 258 para o mês de novembro de 2020. Entendemos que devido às ações estratégicas aplicadas com apoio do time de Revenue Management da Hotelaria Brasil e negociações pontuais corporativas, tivemos uma retomada mais rápida que demais empreendimentos hoteleiros da cidade.

(*) Crédito da foto: Divulgação/I am Design Hotel