Hoje (2), recebemos no Três perguntas para uma entrevistada que tem hobbies relacionados à música e ao contato com a natureza. Nas horas vagas, Bianca Chaves, gerente geral do JO&JOE Rio, gosta de praticar mergulho de cilindro, tocar tamborim e curtir rodas de samba. Além disso, sempre que tem tempo, dedica-se à leitura e, no momento, está lendo Potencial Oculto, de Adam Grant.

Bianca é formada em Turismo pela UVV-ES (Universidade do Espírito Santo) e possui pós-graduação em Hotelaria pelo Senac-ES, em Gestão de Pessoas pela Uninter, além de MBA em Inovação, Liderança e Gestão 3.0 pela PUC-RS. Atualmente, cursa MBA em ESG & Gestão pela USP. Na hotelaria, atua há mais de 20 anos e iniciou sua carreira na Accor em 2002, como recepcionista da marca ibis.

Em sua trajetória profissional, também possui passagens por redes como Selina, Intercity e, em 2022, retornou à Accor, com o desafio de gerenciar o JO&JOE Rio. Hoje, a executiva conta ao Hotelier News sobre os desafios e estratégias à frente do empreendimento carioca. Confira!

Três perguntas para: Bianca Chaves

Hotelier News: Você atua como gerente geral do JO&JOE antes mesmo do empreendimento abrir as portas. Isso facilitou na concepção das estratégias para posicionar o hotel no mercado? Quais foram os principais desafios?

Bianca Chaves: Por se tratar de uma nova marca da Accor no Brasil e a única com foco em hostel, tive a oportunidade de fazer uma vivência na sede da rede em Paris, o que fez toda diferença na visão inicial de posicionamento de mercado. O desafio de trazer essa nova bandeira, posicioná-la e adaptar ao destino, foi grande, ainda mais com a missão de construir uma reputação em um mercado tão competitivo como o do Rio de Janeiro. Foi um trabalho em equipe muito forte que fizemos e que segue sempre em construção.

HN: O conceito de open house foi um impulsionador do hotel nesse processo de implementação e posicionamento?

BC: Com toda certeza, esta proposta foi muito assertiva. Nosso objetivo sempre foi devolver à comunidade local o Largo do Boticário, que historicamente é ponto de cultura, música e arte. E esta foi uma das razões em escolher a marca JO&JOE para o projeto de revitalização deste ponto de turismo na cidade do Rio de Janeiro. Este conceito nos impulsiona a gerar uma consistente agenda de eventos semanais abertos ao público e também corporativos.

HN: Por fim, como o hotel tem trabalhado para aquecer a demanda e não ser afetado pela sazonalidade?

BC: Temos forte demanda de grupos, com perfil bem diferenciado, seja de estudantes, atletas, staff de eventos e corporativos, que gera um mix de segmentações onde diminui a sazonalidade do mercado. Além disso, o fato de estarmos a 300 metros do Trem do Corcovado, no coração da Zona Sul do Rio de Janeiro, com facilidade de acesso a outros pontos turísticos, aos dois aeroportos e à rodoviária gera uma demanda particular muito forte, pois temos um range de preço para todos os bolsos, tendo em vista o inventário com quartos compartilhados e privativos.

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal