A entrevistada de hoje (6) do Três perguntas para tem como principais hobbies as atividades ao ar livre com a família. Além disso, adora ir ao cinema ou teatro com a filha de 12 anos, com quem também faz programas aos fins de semana. Carla Souza, gerente de Vendas e Eventos do Hotel Unique Garden, gosta de livros de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, administração e negócios, além de assistir a séries nas horas vagas.

A executiva é graduada em Turismo pelo IFSP (Instituto Federal de São Paulo), e pós-graduada em Habilidades Gerenciais pela Faat. Carla também possui cursos nas áreas de Vendas e Revenue Management pela HSMAI.

A profissional atua nos setores de turismo e hotelaria há mais de 10 anos, e trabalha nos hotéis Unique e Unique Garden há pouco mais de sete. Hoje, Carla fala ao Hotelier News sobre estratégias e captação de demanda para o empreendimento. Confira!

Três perguntas para: Carla Souza

Hotelier News: Ao longo deste ano, quais estratégias de Vendas e Distribuição o hotel tem desenvolvido?

Carla Souza: Em vendas, temos três frentes principais de receitas focadas nesse ano de 2024:

  • Hospedagem de lazer, com foco em bem-estar, gastronomia afetiva e experiências.
  • Eventos corporativos, com foco durante a semana (segunda a quinta-feira), voltada para board meeting, ou seja, são eventos menores e totalmente personalizados. Os ajustes são feitos desde cardápios minunciosamente preparados para atender às restrições de cada participante, a mimos personalizados e espaços de reunião de acordo com o tema abordado.
  • Eventos sociais, com foco em mini weddings para até 60 convidados.

Temos ações focadas dentro dos três segmentos, e participamos dos principais eventos que envolvem as três demandas. Além disso, fazemos ações dentro do hotel para assessores de casamento, agências de luxo e secretárias.

Estamos disponíveis dentro dos principais canais de vendas online, e promovemos ações pontuadas de condições especiais para períodos de baixa ocupação, como o lançamento do nosso site, que está mais atrativo e de fácil entendimento, com grande alcance ao cliente final.

Nossa principal demanda é de clientes diretos e temos uma porcentagem considerável de hóspedes habitués. Para os clientes frequentas, temos a personalização total da reserva, visto que temos um histórico de profile. Para estes hóspedes, fazemos contato direto e fora do CRM para datas especiais e comemorativas de cada um.

Disponibilizamos recentemente uma plataforma omnichannel para otimizar a experiência do cliente. Temos executivos de contas em diversas regiões e, dentro do departamento, cada colaborador é focado em um produto.

HN: Quais têm sido os maiores desafios para captar demanda no Unique Garden?

CS: Estar atento a atualizações de mercado em todas as frentes que atuamos, atender a três frentes distintas sem que uma tenha impacto na experiência do outro.

Além disso, temos como desafio e meta a comunicação ativa com o cliente. Acertar o tempo de cada um e criar uma linguagem adequada para cada segmento operado no departamento comercial demanda um trabalho minucioso.

Manter a taxa de ocupação mesmo diante das adversidades do mercado e da economia é outro grande desafio. Os hóspedes estão em constante mudança e muito conectados à tecnologia.

Também temos como meta despertar no cliente o desejo de ser divulgador da marca perante a concorrência. Desta forma, temos trabalhado em negociações mais enxutas e restritas para nos destacarmos em um mercado competitivo, atender à expectativa do cliente e elevar o nível de fidelização.

HN: Por fim, como você avalia a performance ao longo do primeiro semestre e quais as expectativas para o segundo?

CS: O primeiro semestre foi positivo, batendo e superando a meta prevista. Começamos o segundo semestre de forma mais lenta e tímida. Os meses de julho e agosto foram desafiadores. Para os próximos meses, a demanda está aquecida e temos alguns casamentos contratados. A expectativa é de fechar o ano acima do previsto.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Unique Garden