No Três perguntas para de hoje (4), o Hotelier News recebe um convidado que é fã do cenário musical nacional e internacional dos anos 80. Estamos falando de Clayton Camilo, gerente corporativo de Operações e Implantações da Hotelaria Brasil. Nas horas vagas, o entrevistado gosta de apreciar leituras ligadas à parte religiosa e espiritual, além de aproveitar o tempo com a família.

O profissional é formado em Hotelaria pela Universidade de Sorocaba, pós-graduado em Gestão Empresarial, Administração e Negócios pelo Centro Universitário Senac, e possui MBA em Controladoria de Empresas pela UNIP (Universidade Paulista). Em sua carreira, possui passagens por empresas e empreendimentos como Transamerica Hospitality Group, Brazilian Hospitality Group e Hotel Villa Rossa.

Camilo atua na Hotelaria Brasil desde 2013, passando de subgerente a gerente geral, gerente de Implantações e, logo depois, a função que exerce atualmente. No bate-papo com nossa reportagem, o executivo fala sobre os próximos passos da empresa. Confira!

Três perguntas para: Clayton Camilo

Hotelier News: Um dos planos da Hotelaria Brasil para este ano é a expansão do portfólio de multipropriedade. Como está o andamento dessa estratégia?

Clayton Camilo: Nossa experiência em Ubatuba (SP) e em Luís Correia (PI) com o Unnaventura Jardim das Palmeiras II e Unnaventura Vila Atlantida, respectivamente, nos ajudou na construção e revisão dos processos operacionais e administrativos para implementação do modelo de multipropriedade. Em breve teremos em nosso portfólio empreendimentos com mais de 3 mil cotistas nesta modalidade.

Definimos os parceiros, sistemas e estrutura que precisamos manter para entregarmos a melhor experiência aos nossos clientes. Estamos otimistas e confiantes na base de procedimentos construídos até aqui e na capacidade da Hotelaria Brasil em se solidificar nesse segmento.

HN: Falando de performance, como você avalia o desempenho da Hotelaria Brasil ao longo deste ano? E quais as expectativas para os próximos meses?

CC: Entregamos a nossos investidores cenários desafiadores para 2024 com base no bom desempenho de nossas unidades no ano passado. Temos hotéis consolidados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e estamos trabalhando para nos consolidar e ampliar nossa atuação nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Centro-Oeste com empreendimentos estratégicos para nosso plano de expansão no mercado nacional.

Temos aberturas confirmadas para 2024 e outras programadas para 2025. Por isso, no primeiro semestre focamos em auditar nossos hotéis, a fim de padronizar e atualizar nossos procedimentos operacionais, reforçando nossa cultura principalmente nas novas unidades administradas.

HN: O meio do ano é o momento no qual muitas empresas da hotelaria começam a preparar o orçamento para o ano seguinte. Neste sentido, o que a Hotelaria Brasil já está elencando como desafios e metas para 2025?

CC: Com a permanência do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), orientamos nossas unidades a investir em melhorias em sua estrutura e serviços. Temos hotéis que investirão mais de R$ 1 milhão em 2024, e estamos muito felizes com a possibilidade de aportes na experiência e fidelização de nossos hóspedes. No segundo semestre, começaremos a trabalhar na estrutura de receitas, despesas e investimentos para 2025, além de trabalhar paralelamente na atualização de procidimentos e fortalecimento de nossas marcas no mercado. O primeiro semestre foi de muito trabalho para que 2025 seja um ano de muita colheita para a Hotelaria Brasil.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotelaria Brasil