O convidado de hoje (13) do Três perguntas para é um apreciador de arte e procura desenhar sempre que a rotina corrida da hotelaria permite. Além disso, nas horas vagas, gosta de andar de bicicleta, nadar e passar bons momentos com a família. Estamos falando de Daniel Martins, gerente de Sustentabilidade do Hotel Unique Garden.

Como indicação de leitura, o profissional aponta os livros Sobre o Autoritarismo Brasileiro, de Lilian Schwarcz, e O Antifrágil, de Nassim Nicholas Taleb, mas afirma que seu favorito é Sapiens: uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari.

Martins é graduado em Biologia e possui MBA em Gestão Empresarial. Durante 10 anos, atuou diretamente com manejo de fauna silvestre proveniente do tráfico de animais. Também foi gestor de unidades de conservação e fundou uma empresa de consultoria ambiental com larga experiência em licenciamentos e processos públicos.

Na hotelaria, atua há 11 anos com o desenvolvimento do conceito de sustentabilidade empresarial, evolução de métricas de indicadores socioambientais e planejamento de projetos de educação ambiental. Na entrevista, ele conta ao Hotelier News sobre iniciativas, estratégias e objetivos dentro da agenda ESG (Environmental, Social and Governance) do empreendimento. Confira!

Três perguntas para: Daniel Martins

Hotelier News: Na hotelaria, o ESG vem ganhando cada vez mais destaque e terreno. No Unique Garden, quais estratégias vêm sendo desenvolvidas neste sentido?

Daniel Martins: Nossas práticas versam sob duas óticas muito importantes: a primeira é o desenvolvimento de nossa empresa buscando a excelência e alta performance na gestão socioambiental.

Assim, desde o descarte e destinação correta de resíduos e efluentes, o uso de energia alternativa e a preocupação em processos para otimizar o consumo de água e uso de materiais, até o aprimoramento de nossas relações com colaboradores e sociedade de entorno são variáveis de extrema relevância para nossa gestão diária.

Além disso, desenvolvemos projetos ligado a políticas públicas, que são nossas causas em busca de um mundo melhor. Nossos programas vão desde bem-estar animal e posse responsável, à conservação da fauna silvestre e educação ambiental e chegam em programas de extensão profissional e apoio a saúde da comunidade de nosso entorno.

HN: Programas de sustentabilidade em hotéis requerem capacitação e conscientização. Dessa forma, como o hotel tem trabalhado com hóspedes e colaboradores?

DM: O colaborador, quando ingressa em nossa empresa, já percebe que está em local singular e de muita responsabilidade. Vários deles chegam para atuar diretamente em nossas práticas socioambientais.

Assim, desde a manutenção da filosofia do conceito de ESG por parte da diretoria até processos de integração e treinamento são práticas importantes para a difusão deste conhecimento.

Realizamos treinamentos regulares para os funcionários sobre práticas sustentáveis, como gestão de resíduos, economia de água e energia, e uso consciente de materiais. Isso não só melhora a eficiência operacional, mas também capacita os colaboradores a se tornarem defensores da sustentabilidade.

Informamos os hóspedes sobre nossas iniciativas sustentáveis por meio da nossa equipe, dos nossos tours na propriedade e projetos sociais, materiais informativos, redes sociais, site e relatório anual.

HN: Quais desafios você enxerga para os próximos anos na implementação de políticas ESG?

DM: O primeiro e mais importante é ultrapassar a extremista polarização política, pois ela cega as pessoas de acordo com a manifestação dada por determinada personalidade. Caso eu seja de partido A e você de partido B, se você se manifestar a favor da preservação ambiental, eu vou criticá-la mesmo conhecendo toda a importância sobre o tema.

Estamos vendo isso ocorrer no cenário financeiro nos Estados Unidos, onde uma das vertentes políticas vem negando os impactos ambientais e, consequentemente, movendo o interesse de acionistas e do mercado em geral. No Brasil, acredito que o cenário é diferente, pois nossa excelência em recursos naturais nos coloca em um local de protagonistas neste cenário.

O turismo e a hotelaria terão o papel fundamental na exposição destes valores para o mundo. Foi aqui, após anos de formação na área ambiental, que descobri que hotelaria é cuidar bem. E cuidar bem de uma pessoa significa recebê-la bem em nossa casa. A principal estratégia de venda deste mercado é o próprio Brasil, com suas belezas naturais e seu rico patrimônio cultural. Valorizar tais aspectos trará muitos benefícios para nossos negócios.

Enxergo que a indústria hoteleira tem alto potencial para liderar a permeabilidade das práticas ESG no cenário brasileiro e, dessa forma, não há outro mercado em que eu gostaria de estar.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotel Unique Garden