À frente das operações da Decameron All Inclusive Hotels & Resorts, Fabio Villegas chegou à rede hoteleira colombiana após uma trajetória de sucesso na Avianca, empresa que liderou por mais de uma década.

O CEO do grupo hoteleiro é economista formado pela Universidade Jorge Tadeo Lozano, com mestrado pela London School of Economics e diploma em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade de Londres.

Villegas foi secretário-geral da presidência da República da Colômbia, ministro do Governo e presidente da Associação Nacional das Instituições Financeiras.

O executivo concedeu uma entrevista à reportagem do Hotelier News no Panamá, durante uma coletiva de imprensa que reforçou os planos da Decameron em sua recém-lançada aliança com a Wyndham Hotels & Resorts.

Três perguntas para: Fabio Villegas

Hotelier News: Quais são as expectativas para a Decameron All Inclusive Hotels & Resorts para o segmento all inclusive? Quais são os principais desafios para o setor atualmente?

Fabio Villegas: Estamos colocando o melhor de nossas capacidades nessa parceria com a Wyndham, que é uma cadeia hoteleira reconhecida internacionalmente, com grande força de distribuição, tecnologia e marketing. A Decameron possui sua força na América Latina no segmento all inclusive e está desenvolvendo experiências no México, Jamaica e Panamá com nove hotéis, totalizando 2,6 mil UHs. Então, a expectativa é muito otimista para nós.

HN: Você é um executivo que vem do segmento de aviação. Quais são as principais semelhanças e desafios entre o setor e a hotelaria?

FV: Em ambos existe um tema em comum que é o serviço prestado ao cliente, um pilar fundamental na proposta e razão de ser dos dois setores. No ponto de vista técnico e financeiro, os produtos comercializados não podem ser acumulados no futuro, que são os assentos e acomodações. Temos esse mesmo desafio de manejo financeiro e operacional. No fim das contas, os segmentos possuem mais semelhanças em oferecer serviços e atender pessoas.

HN: Qual a relevância do mercado brasileiro para a Decameron e como a aliança com a Wyndham pode impulsionar a atuação da rede no país? Qual a expectativa de crescimento para este público?

FV: A Wyndham, com sua forte presença em mercados que ainda temos acesso restrito e limitado, seguramente vai nos trazer maior penetração para nossos hotéis. Acreditamos que este será um salto quantitativo pela força de distribuição e marketing da empresa, por seu tamanho e experiência internacional.

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News