Com mais de 20 anos de experiência em liderança de operações de varejo e hospitalidade, Flávia Lorenzetti vem realizando um trabalho significativo na B&B HOTELS. CEO da rede francesa para o Brasil, a executiva entregou o maior faturamento da história da operação brasileira em seu primeiro ano de gestão.

Formada em Hotelaria e especialista em Estratégia e Administração Empresarial pelo Senac, antes de ingressar na B&B HOTELS Brasil, Flávia teve passagens por grandes redes de food service, como Outback, Wendy’s e Le Pain Quotidien. Na hotelaria, atuou como country manager para o Brasil e como head Of Growth Latam no Selina.

Flávia é um dos nomes confirmados para a terceira edição do Hotel Trends Orçamentos. Parceria do Hotelier News com a Noctua Advisory, o evento contará com nomes como Maína Pietrobelli (Plusgrade), Lizete Ribeiro (Grupo Tauá de Hotéis),  Ulisses Marreiros (Belmond) e Alexandre Gehlen (Intercity).

O evento acontece no modelo híbrido no dia 2 de setembro, com a parte presencial no Novotel Morumbi, em São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos no link.

Três perguntas para: Flávia Lorenzetti

Hotelier News: Sua gestão na B&B HOTELS é marcada por recordes de faturamento. De que forma a construção orçamentária entra na estratégia para bons resultados? Quais são as prioridades da rede nesse desenvolvimento?

Flávia Lorenzetti: Minha gestão na B&B HOTELS é profundamente marcada por um compromisso com resultados excepcionais, refletidos não só nos números, mas na qualidade de cada estada que oferecemos. Desde minha chegada como CEO na operação brasileira, priorizei imediatamente aquilo que considero essencial para uma experiência memorável: propriedades bem conservadas, camas de alta qualidade, limpeza impecável e um café da manhã variado que atende a todos os gostos. Tudo fácil, inteligente, descomplicado!

Esses elementos são cruciais, mas o verdadeiro diferencial vem de nossa equipe. Investimos significativamente em treinamento, segurança e benefícios para nossos colaboradores, garantindo que cada membro se sinta feliz e orgulhoso de seu trabalho, além de enxergarem conosco um caminho para desenvolvimento pessoal, em um momento que o nosso setor enfrenta desafios de mão de obra. Isso se reflete diretamente na maneira como recebem nossos hóspedes, criando uma atmosfera acolhedora que muitos consideram como estar em casa.

Na construção orçamentária, adotamos uma abordagem estratégica que equilibra rigorosamente os custos com a necessidade de investimentos inteligentes, mantendo nossas ações ESG, que são um diferencial da marca. Entendemos que, para vender mais, é necessário investir, mas também é crucial que esses investimentos não sejam feitos de forma indiscriminada. Uma disciplina rigorosa nos gastos é essencial para evitar que cortes excessivos comprometam a experiência do cliente. Por isso, focamos em não pressionar demais os custos a ponto de afastar nossos hóspedes. Investimos no que muda o jogo.

Além disso, para ser a melhor opção para o investidor, continuamos agregando valor ao ativo com um modelo de arrendamento competitivo, que oferece um retorno sobre o investimento (ROI) atraente para aqueles que decidem crescer conosco. Este aspecto, pouco comum no mercado, fortalece nossa proposta de valor e reafirma nosso compromisso com o sucesso de nossos parceiros.

Nossa prioridade continua sendo liderar em qualidade em todos os aspectos do serviço que oferecemos, garantindo que a expansão da B&B HOTELS não apenas atenda, mas supere as expectativas de investidores e clientes, com o mínimo de impacto negativo ao meio ambiente e o máximo de impacto social positivo! Este foco rigoroso na qualidade é o que nos permite avançar com confiança em nossa jornada de crescimento e satisfação compartilhada. Precisamos entregar valor percebido e a construção do orçamento deve levar este objetivo em conta.

HN: A continuidade do Perse foi uma vitória para a hotelaria em 2024, uma vez que o programa foi considerado na construção dos orçamentos deste ano. Qual será o peso do benefício para 2025?

FL: A continuidade do Perse em 2024 foi, de fato, uma vitória significativa para a hotelaria. Para 2025, o peso do benefício do Perse será crucial, pois nos permitirá continuar a investir na capacitação de nossos colaboradores e na melhoria contínua dos nossos processos e serviços. Este programa não apenas apoia a sustentabilidade financeira, mas também potencializa nossos esforços em criar mais empregos e contribuir para o ciclo econômico através do turismo. O Perse é um catalisador para que possamos seguir com nossa visão de colocar as pessoas primeiro, tanto interna quanto externamente, garantindo que a qualidade e a inovação continuem sendo os pilares de nosso crescimento.

HN: Qual o impacto do short-term rental e multipropriedade na construção dos orçamentos? São segmentos que estão ganhando mais relevância para a hotelaria neste sentido?

FL: O crescimento do segmento de short-term rental tem levantado alertas no setor hoteleiro, especialmente em relação à pressão sobre os preços em grandes centros. No entanto, na B&B HOTELS, ainda acreditamos firmemente no valor do modelo hoteleiro tradicional, que oferece não apenas acomodações, mas também segurança e suporte, aspectos críticos especialmente para clientes como mulheres viajando sozinhas.

Nossa estratégia reconhece a concorrência desses novos modelos de hospedagem e os desafios que eles apresentam, mas também vê uma oportunidade valiosa para diferenciar ainda mais nossos serviços. Estamos focados em revisar e enriquecer a experiência do cliente com as nossas ótimas localizações. A combinação de fácil acesso a transportes e a garantia de segurança faz com que nossos hotéis se destaquem como a escolha mais segura e confortável. O cliente chega no hotel sabendo o que vai encontrar.

Quanto à multipropriedade, este não é um segmento que consideramos dentro de nossa estratégia atual. Permanecemos comprometidos em fortalecer e expandir nosso modelo hoteleiro através do arrendamento e da geração de valor, garantindo que vamos superar as expectativas de nossos clientes em segurança, conforto e qualidade de serviço de forma contínua.

(*) Crédito da foto: divulgação/B&B Hotels