Paulistano, pai de dois filhos e amante da natureza, Gustavo Filgueiras não recusa uma viagem para a praia, onde pratica dois hobbies: o mergulho e a pescaria. CEO do Grupo Emiliano, o executivo também é ciclista há 15 anos — hábito que o ajuda a manter um bom condicionamento físico e, segundo ele, a clarear a mente.

Aos 48 anos, Filgueiras lidera a rede de luxo que vem abrindo novas portas no setor hoteleiro. Com o lançamento da v3rso, marca focada em inovação com base em IA (Inteligência Artificial), o Emiliano busca expandir as fronteiras da personalização, enquanto se aproxima das gerações mais jovens de consumidores.

Formado em Arquitetura, o CEO ainda possui um curso de especialização em Administração para Graduados pela FGV (Fundação Getulio Vargas), além de ter participado de programas executivos na Stanford University, onde se aprofundou em temas como crescimento, gestão de pessoas e finanças.

Filgueiras está envolvido com o Hotel Emiliano São Paulo desde a sua construção, quando ainda era um estudante. Após gerenciar outros negócios, o profissional ingressou na operação hoteleira da propriedade paulistana em 2005, onde ocupou diferentes cargos.

Em 2008, assumiu todas as operações do grupo, integrando seus aprendizados para liderar a equipe. No Três perguntas para, Filgueiras compartilha sua visão sobre o segmento hoteleiro de luxo, as principais tendências aplicadas na empresa e os próximos passos para a inovação nas propriedades que ainda estão por vir.

Três perguntas para: Gustavo Filgueiras

Hotelier News: Anteriormente, você comentou que duas tendências que estão despontando na hotelaria de luxo são o quiet luxury e o small luxury. De que forma o Grupo Emiliano aplica esses conceitos em seus empreendimentos?

Gustavo Filgueiras: Desde que começamos, sempre incorporamos a tendência do quiet luxury de forma natural no Emiliano. A personalização e a exclusividade no serviço ao cliente sempre foram nossas prioridades, com muita sofisticação e atenção a cada detalhe. Nossa arquitetura minimalista, com logos discretos na fachada, muitas vezes imperceptíveis, reforça nossa identidade como um refúgio para os clientes, onde a privacidade e a discrição são
primordiais. Nosso atendimento é meticuloso, focado em proporcionar uma experiência única e personalizada para cada hóspede. Com a crescente busca dos clientes por marcas que representem sua verdadeira identidade,
o Emiliano se destaca por oferecer qualidade em todos os aspectos do hotel, desde a infraestrutura até o serviço.

Embora algumas marcas de luxo tenham logos grandes e visíveis, optamos por uma abordagem mais sutil e sofisticada, onde a qualidade e o serviço falam por si. Protegemos bem nossos clientes, oferecendo um ambiente discreto e reservado, valorizado por quem busca tranquilidade e privacidade. Com 23 anos de operação, o Emiliano São Paulo sempre teve essas características de exclusividade e serviço detalhista. Agora, essas qualidades são ainda mais reforçadas pela tendência atual de consumidores que preferem produtos e serviços mais reservados e de
alta qualidade.

HN: O v3rso é a aposta da rede em inovação e disrupção no setor hoteleiro, baseada em IA. Quais serão os principais diferenciais das propriedades da marca perante o que a hotelaria já pratica em termos de tecnologia e design? E como a bandeira pretende dialogar com as gerações mais novas?

GF: Sobre os diferenciais da marca v3rso, estamos focados em capturar a principal evolução que está acontecendo na hotelaria: a utilização de sistemas e plataformas de IA para facilitar a vida dos clientes. Digitalizamos a experiência do hóspede, desde a personalização até a gestão do hotel, criando uma conveniência nunca vista antes. Por exemplo, você escolhe seu horário de entrada e saída, com uma política de preços transparente, onde a flexibilidade de horário pode resultar em tarifas mais baixas.

O check-in é feito de forma online, parecido com um banco digital, onde você configura seu perfil uma vez, com suas preferências de luz, temperatura, privacidade, áudio, vídeo, entre outros. Isso permite que o hotel se adapte ao seu comportamento, e à medida que você utiliza o espaço, ele aprende e se ajusta às suas preferências. Essa tecnologia é integrada em todos os hotéis v3rso, então o que é aprendido em um empreendimento pode ser aplicado em qualquer outro da rede.

Além disso, temos um minibar personalizado e um concierge que se comunica de maneira inovadora. Apesar da alta tecnologia, vale reforçar que não deixamos de lado nossa principal força: o serviço personalizado. Nossos embaixadores estão lá para interagir, facilitar sua estada e conectá-lo com a cultura local.

O v3rso foi pensado especialmente para as gerações mais novas, que valorizam flexibilidade e detestam perder tempo. Entendemos que essas gerações, mais digitalizadas, têm dificuldades com rigidez e impessoalidade. Por isso, criamos um hotel que se molda ao cliente, sem impor regras fixas.

Cada hotel v3rso é imerso na cultura local, com diferentes hubs de experiências, como restaurantes, galerias de arte e outros espaços de interação. Queremos ser um ponto de conexão entre hóspedes, visitantes e a comunidade local, oferecendo uma experiência que vai além da simples hospedagem. As gerações mais novas têm um desejo crescente de pertencimento e comunidade. E o v3rso oferece isso. Em Porto Alegre temos seis restaurantes, e em Goiânia, galerias de arte e salas de eventos, por exemplo. Nosso objetivo é ser um hub de relacionamento e um ponto de encontro na cidade.

HN: Luxo e sustentabilidade são conceitos que, atualmente, andam lado a lado. Como o Grupo Emiliano vem  aproximando as áreas? Quais serão os pilares ESG priorizados nos projetos em andamento?

GF: No Grupo Emiliano, temos um compromisso muito forte com práticas sustentáveis. Atualmente, nossos hotéis já operam com a política de Lixo Zero e estamos no processo de certificação como uma empresa B. Além disso, temos um papel ativo em questões sociais, com diversos projetos de upcycling, onde produtos hoteleiros que saem de uso são reaproveitados por meio de iniciativas de instituições sociais e a venda deles é revertida para outras entidades. Também realizamos leilões beneficentes, entre outras ações. Todas essas premissas serão continuadas e reforçadas na marca v3rso.

No v3rso, optamos também por provedores de cloud que são carbono neutro, ou seja, que compensam suas emissões de carbono investindo em projetos de compensação. Esses provedores utilizam datacenters alimentados por fontes de energia renovável, como a energia eólica e solar, contribuindo significativamente para a redução da pegada de
carbono.

Em relação aos nossos prédios, eles são construídos por incorporadores diferentes em cada cidade, e embora tenham suas características específicas, um dos principais focos é a gestão de resíduos. Aproveitamos e reaproveitamos os produtos de uso operacional e implementamos sistemas eficientes. Além disso, temos orgulho de ser reconhecidos por nossa liderança feminina, uma característica presente desde o início do Grupo Emiliano, e que continuará a ser um pilar nos nossos hotéis. Nossa abordagem ESG está integrada em todos os aspectos do nosso negócio, garantindo que luxo e sustentabilidade andem lado a lado em nossos projetos.

(*) Crédito da foto: Bruno Ryfer/Grupo Emiliano