O entrevistado de hoje (4) do Três perguntas para gosta de ocupar o tempo livre consumindo podcasts e newsletters. Além disso, procura estar sempre com a família, os amigos, e Carmella, a golden retriever gigante que é a alegria da casa. Como bom hoteleiro, Humberto Favari, diretor de E-commerce e Loyalty da Atlantica Hospitality International, também é um viajante de carteirinha.
O executivo está sempre em busca de um bom festival de música. Quando consegue unir o útil ao agradável (música e viagens), é o cenário ideal. Favari é formado em Marketing pela PUC-Campinas, com especialização em Transformação Digital pelo Insper e em Loyalty pela Global Loyalty Education.
O profissional atua na área desde 2012, com experiências em turismo, hotelaria, varejo, franquias e indústria. No setor hoteleiro, tem passagens por empresas como Royal Palm Hotels & Resorts e Aviva. Hoje, ele fala ao Hotelier News sobre estratégias de fidelização na Atlantica, entre outros pontos. Confira!
Três perguntas para: Humberto Favari
Hotelier News: O consumidor brasileiro tem mostrado mudanças significativas no comportamento de compra online de hospedagens. Como a Atlantica vem adaptando suas estratégias de e-commerce para atender esse novo perfil?
Humberto Favari: Conhecer o cliente é a base da nossa estratégia. Para isso, ouvimos constantemente nossos hóspedes durante a operação, realizamos pesquisas de mercado, analisamos dados de comportamento de compra e testamos hipóteses com CRO, antecipando necessidades e intenções. Esse conhecimento guia o desenvolvimento de soluções e orienta nossas decisões estratégicas.
Percebemos, por exemplo, que o viajante valoriza mais do que o preço: ele busca praticidade na reserva, conveniência, personalização e confiança. Cada vez mais digital e exigente, ele espera uma experiência integrada e relevante. Com isso em mente, estamos investindo em uma nova plataforma tecnológica, inédita na hotelaria e com lançamento previsto ainda este ano, para simplificar a jornada de compra, conectar o cliente ao nosso programa de fidelidade e tornar toda a experiência ainda mais relevante.
HN: O Let’s Atlantica tem sido um dos pilares da estratégia de fidelização. Quais resultados recentes você pode destacar e quais são as metas para os próximos anos?
HF: Em apenas três anos, o Let’s Atlantica já conquistou 1,3 milhão de participantes e dobrou o volume de resgates em relação ao ano anterior. Nosso e-commerce se destacou como o site de turismo com maior crescimento de acessos em 2024 e, nos últimos três anos, tem sido o canal de vendas que mais cresce na rede, transformando a fidelidade em um dos principais motores de resultados.
Nos próximos anos, continuaremos a fortalecer o engajamento, investindo em novas tecnologias e parcerias para ampliar ainda mais o alcance do programa.
HN: A expansão da rede traz o desafio de manter consistência no relacionamento digital com os hóspedes. Como a companhia lida com isso?
HF: Com a expansão da rede, garantir consistência digital tornou-se um desafio que enfrentamos com estratégia e tecnologia. O Let’s Atlantica funciona como uma plataforma única de vendas, relacionamento e fidelização, permitindo que nos conectemos aos clientes sob uma marca unificada, personalizando os momentos certos da jornada do hóspede e, ao mesmo tempo, respeitando a identidade de cada bandeira da rede.
Estamos investindo em plataformas e canais omnichannel com alto nível de automação, ampliando a experiência digital de forma escalável e complementando a hospitalidade física com o padrão de excelência Atlantica. Essa integração é fundamental para dar escala, assegurar padronização e, ainda assim, preservar a personalização da experiência. Nosso propósito é que o hóspede sinta esse cuidado em cada etapa, não apenas na reserva, mas desde o primeiro clique até o check-out.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Atlantica Hospitality International