Isaac Vaz Sepetiba Pires, ou somente Isaac Pires, é o atual diretor Comercial da Rede Pires de Hotéis. Atuando no mercado desde 1970, a empresa abriu novas oportunidades ano passado, mesmo durante a crise e assumiu um posicionamento otimista em relação à pandemia.

Do lado profissional, o executivo também atua como presidente do SINDISOL (Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Balneário Camboriú e região), é ex Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú e conta com mais de 35 anos de experiência no ramo hoteleiro.

Cidadão Honorário de Balneário Camboriú, divide seu tempo livre entre jogar tênis e ciclismo. Na parte cultural, tem como livro favorito “A Lei do Triunfo”, de Napoleon Hill.

Três perguntas para: Isaac Pires

Hotelier News: Ano passado, a Rede Pires mostrou uma posição otimista e com foco em credibilidade. Como está a postura da marca para este ano e quais as prioridades?

Isaac Pires: O ano de 2020 mostrou vários desafios para toda a hotelaria. Completamos 50 anos de rede e para celebrar adquirimos um hotel com tradição e localização excelente em Balneário Camboriú, o Hotel Itália, na Rua 1400, a 30 metros da praia. Já em 2021 iremos inaugurar dois novos hotéis, sendo um ibis Plaza e um ibis budget. Com este portfólio iremos para 11 unidades. Estamos investindo em pessoas, trouxemos dois profissionais do mercado com grande experiência, valorizando nosso capital humano, pois já fizeram parte do time Accor. Um deles é o Mário Apólo, que é um grande gestor e juntos estaremos começando um novo formato de hotelaria, que será operar hotéis já existentes. Com isso, aumentaremos nosso portfólio. Nosso objetivo é ao final de 2021 estar administrando ao menos 27 propriedades e estamos abertos para todas as regiões do país. Temos o maior share onde operamos, e isto nos torna competitivos para desenvolver novos produtos.

HN: Como está o mercado de franquias no atual cenário?

IP: O mercado de franquias passará por grandes mudanças, pois hoje não adianta apenas ter a franquia, mas sim trabalhar todos os seus potenciais, cada vez mais competitivos. Em 2021 haverá uma grande mudança de bandeiras e desligamentos, pois hoje, o hoteleiro independente da franquia, pensa muito mais no custo, mas também tem dificuldades em ganho de escala. O fato de termos um mix entre operação própria e franquia com a marca Accor já há tantos anos, e ser uma relação muito consolidada, nos traz uma experiência diferenciada para estarmos à frente e passarmos o nosso know how.

HN: A Rede existe desde 1970, logo quais as principais mudanças de mercado desde então e o que é tendência para o futuro?

IP: As principais mudanças foram a chegada de bandeiras internacionais e estamos trabalhando mais com forecast menor, e com isto quem não estiver com seu budget bem alinhado terá maiores dificuldades, além das plataformas digitais que estabeleceram um novo modelo de negócio.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Rede Pires