O entrevistado de hoje (8) do Três perguntas para é uma pessoa extremamente família. Com 39 anos de idade, é casado há 11 anos e pai de um menino de quatro, e com uma menina a caminho. Estamos falando de Jorge Chaves, diretor Comercial e de Operações dos Hotéis Othon.

No tempo livre, o executivo gosta de estar com a família, seja em viagens ou jogando videogame em casa. Uma curiosidade que talvez poucos saibam é que Chaves é guitarrista nas horas vagas. Apreciador de estilos como jazz, blues e rock n’ roll, estuda o instrumento desde jovem, e vê na prática um exercício para manter o bom humor e equilíbrio. “Apesar da correria do meu trabalho, a música me ajuda a relaxar sem a necessidade de remédios para dormir”, brinca.

O executivo dos Hotéis Othon é formado em Administração e pós-graduado em Gestão de Negócios e Finanças Corporativa, Controladoria e Compliance, pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Atualmente, o executivo está se aprofundado em IA (Inteligência Artificial), fazendo dois cursos nas universidades de Chicago e Cambridge, simultaneamente. O profissional começou na hotelaria aos 20 anos, seu segundo emprego e, desde então, é um grande apaixonado pelo setor.

“Tenho orgulho pela indústria hoteleira, que proporciona este nível de desenvolvimento, e orgulho maior ainda por ter iniciado em uma rede conhecida por ser uma escola, e que foi a casa de grandes profissionais no mercado hoje! Comecei na Othon como assistente administrativo e hoje sou diretor Comercial e de Operações”, complementa.

Desde 2018, o grupo tem passado por um profundo período de restruturação. “Entramos em recuperação judicial, um período desafiador, mas importante para nós. Em 2020 sofremos muito com a pandemia. Entretanto, os efeitos desta restruturação iniciada anos antes foram fundamentais para que hoje estejamos novamente com a capacidade de reinvestimento, com 100% de capital próprio, e com uma das melhores fases das últimas décadas”, conclui.

Na entrevista, Chaves fala ao Hotelier News sobre estratégias, performance, entre outros pontos importantes. Confira!

Três perguntas para: Jorge Chaves

Hotelier News: Uma das prioridades da Hotéis Othon tem sido o investimento em novos espaços, como foi o caso do Rio Othon Palace. Como esses aportes têm refletido na experiência dos hóspedes?

Jorge Chaves: Desde o fim da pandemia, no final de 2021, começamos a direcionar o reposicionamento do maior hotel único do Rio de Janeiro, o Rio Othon Palace, com 582 quartos. Com um empreendimento tão grande, precisávamos atender as demandas de diversas linhas de segmentação e passamos a estudar as procuras dessas linhas para compreender melhor suas necessidades e direcionar nossos investimentos.

No início de 2022, lançamos um espaço kids, com monitoria, único em Copacabana! Convertemos 50 apartamentos para acomodar uma família com até duas crianças, aproveitando os espaçosos quartos que temos. Somado a isso, inauguramos duas saunas, seca e a vapor, e uma copa baby. Criamos também um lounge instagramável, para contemplação da praia e fotos de tirar o fôlego, valorizando nossa posição única e muito alta na praia de Copacabana.

Criamos um check-in privativo, focado em nossas suítes e no cliente corporativo. Ainda pensando nesse segmento, desenvolvemos um lounge para que possam ter uma estação de trabalho fora do quarto. Possuímos também grandes salões de eventos. Em 2023, fizemos a reforma de todos os nossos salões, incluindo uma transformação para que hoje tenham uma vista panorâmica de Copacabana. Remodelamos o produto e o serviço, desenvolvendo uma equipe maior e mais qualificada na operação dos eventos.

Por fim, este ano de 2024 tem sido marcado pelos nossos grandes projetos. Estamos investindo quase R$ 20 milhões. Abrimos um quiosque, e como homenagem a Bossa Nova, o chamamos de Wave By Othon, que é a extensão dos nossos serviços até a areia da praia. Nele, nosso cliente poderá desfrutar de um espaço exclusivo, ter acesso a alta gastronomia, e pagar apenas no check-out no hotel. Isso valoriza a experiência e a segurança do nosso cliente!

Estamos também em obra em nosso rooftop e em breve teremos a piscina de borda infinita mais alta do Rio de Janeiro, além de um ambiente totalmente reformado e surpreendente. E, por fim, iniciamos esse ano com um novo projeto de reforma dos quartos, que atingirá 100% do prédio nos próximos anos.

HN: Neste ano, diversos eventos aqueceram a hotelaria carioca. Como eles impactaram os indicadores dos hotéis ao longo do ano?

JC: Uma cidade com um parque hoteleiro tão grande quanto o do Rio de Janeiro, o segundo maior do país, precisa de eventos que mantenham um fluxo de demanda contínuo. Grandes eventos, como o G20, que já promoveu diversos encontros ao longo do ano, têm fortalecido a ocupação mesmo nos períodos de baixa temporada. O show da Madonna é um exemplo claro do impacto desses eventos, com os hotéis da cidade, incluindo o nosso, superando 90% de ocupação no período de maio. Esses grandes acontecimentos, que têm marcado nosso calendário desde 2023, são fundamentais para manter uma demanda crescente de ocupação ano após ano.

HN: Por fim, quais têm sido os principais desafios da companhia ao longo de 2024?

JC: Estamos operando um hotel em obras, incluindo a interrupção da piscina, que era um ponto central para os hóspedes de lazer. Isso tem o potencial de impactar a experiência do cliente. Nossos esforços têm sido focados em minimizar qualquer prejuízo causado pelas reformas, valorizando outras opções de hospedagem. Temos certeza de que, ao final deste ano, o Rio Othon Palace oferecerá melhorias e serviços que surpreenderão nossos clientes B2B e B2C, com a marca Othon focada na melhoria contínua e na retomada de seu plano de expansão.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotéis Othon