Atuando como diretora geral da Master Hotéis, Livia Trois passou por diversos caminhos até encontrar a hotelaria. Formada em Nutrição, trabalhou por 10 anos nas áreas social, educação universitária e pesquisa clínica. A afinidade pela gastronomia a fez chef de cuisine pelo Le Cordon Bleu Ottawa, Canadá.

Trabalhou ainda em restaurante de gastronomia internacional contemporânea e bistrô saudável no Canadá e encontrou a hotelaria através da consultoria nutricional. Migrou para área administrativa e de qualidade no setor de A&B (Alimentos & Bebidas), implantação e padronização e após ocupar a cadeira de diretora de operações, conquistou a diretoria geral.

Mãe de duas meninas,  Elisa, de 10 anos e Alice, de cinco, Livia Trois é casada com Eduardo. Tem como hobbies a fotografia, andar de bicicleta, cultivar temperos naturais, cozinhar para a família, amigos e com as filhas. Gosta de escutar música, principalmente rock and roll dos anos 70 e rock brasileiro, aprecia cinema e desenho animado. Gosta muito da natureza e de animais. Se diz preocupada com o equilíbrio dos hábitos diários (físico e mental) e sempre em busca pela ética nas ações.

Três perguntas para Livia Trois

Hotelier News: A Rede Master passava por diversas mudanças neste período do ano passado. Que momento a empresa vive hoje e quais são as perspectivas para o próximo ano?

Livia Trois: A hotelaria é uma indústria muito sensível à sazonalidade. Cada mudança no cenário macro econômico traz novas exigências e necessidades. Nestes 34 anos de existência aprendemos muito com isto. Temos a vantagem de ter a decisão em nossas mãos, diferente de outros modelos, como condo-hotel por exemplo, isso dá agilidade para adequar nossos produtos à situação, sem perder de vista a estratégia a médio e longo prazo. Com isto, conseguimos garantir a estabilidade da empresa e fortalecer a credibilidade dos clientes em nosso atendimento e serviços. Nos preocupamos cada vez mais em estreitar os laços com parceiros locais, fortalecendo a economia regional. Adaptamos nossos produtos e nossa estrutura de operação, reduzindo custos fixos e otimizando nossos ativos, tornando nossos empreendimentos menos suscetíveis às oscilações de mercado, e prontos para atender demandas de utilização não convencional da hotelaria, como a hospedagem de longa permanência e room office. Pois sabemos que os segmentos mais tradicionais como as viagens corporativas e eventos vão demorar a retornar. Apostamos numa retomada gradual a partir do segundo semestre do próximo ano, até lá o trabalho deverá ser feito de lupa pois o volume será semelhante ao segundo semestre deste ano e muito limitado a circulação local e de distâncias menores.

HN: Quais são os pilares que guiam a empresa hoje e como eles afetam o negócio?

LT: Temos em nossa origem uma estrutura familiar, a qual é responsável por ser a base fortalecedora do indivíduo, e por buscar extrair dele o seu melhor; e a abertura para aprender positivamente com as vivências e as dificuldades enfrentadas. Os pilares que guiam a Master hotéis são baseados no propósito do grupo Isdra, que define a maneira com que construímos o nosso caminho e que orienta a tomada de decisão das unidades de negócio. São eles: otimizar nosso ativo e recursos materiais; fomentar e priorizar o mercado local, com sinergia positiva entre as empresas e comunidade; desenvolver e valorizar pessoas e a comunidade local, através do exemplo e da dedicação verdadeira e perenizar o negócio de forma consciente e estável.

HN: Como a rede lidou com a pandemia e o que ainda precisa ser trabalhado para a retomada?

LT: Reestruturamos as equipes com o foco na diversidade de características e perfil de lideranças; porém com duas características principais em comum: resiliência e foco em resultado e qualidade. Este grupo analisava os cenários semanalmente de forma cautelosa e detalhada, com agilidade na decisão, mantendo a preocupação para as consequências de longo prazo destas ações. Além disso, buscamos cada vez mais aprimorar a comunicação direta com nosso cliente, de forma clara, simples e objetiva. Cuidar de sua segurança e adaptar nosso produto e operação para que ele se sinta cada vez mais seguro conosco.

(*) Crédito da foto: Patrick Rodeghiero