Hoje (12), o Hotelier News recebe, pela segunda vez no Três perguntas para, um nome bastante conhecido do setor. CEO do Grupo Tauá de Hotéis, Lizete Ribeiro gosta de ocupar o tempo livre com atividades como meditação, musculação e momentos com a família, tanto em viagens, quanto relaxando em casa.

Na leitura, indica o livro O Milagre da Manhã, de Hal Elrod. Além disso, é uma leitura assídua de biografias, pois gosta de conhecer a fundo a vida de nomes importantes. Já na música, é fã de artistas como Queen e Elton John, que considera verdadeiros ícones.

Lizete é formada em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais e possui MBA na área pela Fundação Dom Cabral. Iniciou sua trajetória no Grupo Tauá ainda jovem, ajudando os pais ainda antes de se formar, e passou por todos os setores da empresa. Durante sua trajetória na rede, atuou como diretora Comercial e de Marketing e, em janeiro deste ano, chegou à cadeira de CEO.

Hoje, ela fala sobre pontos importantes para a companhia, como ESG e expansão. Confira!

Três perguntas para: Lizete Ribeiro

Hotelier News: No ano passado, o Grupo Tauá anunciou sua chegada ao Nordeste, com um empreendimento a ser aberto em 2026. A rede está prospectando outras oportunidades na região? Existe a possibilidade de mais algum anúncio ao longo deste ano?

Lizete Ribeiro: Na região da Paraíba, ainda não, mas, no Nordeste, sim. Estamos sempre atentos ao mercado, pesquisando locais e ativos, avaliando oportunidades que muitas vezes chegam até nós. No entanto, até o momento, não há nada definido. Agora, a Paraíba é um presente! João Pessoa é maravilhosa e ainda pouco conhecida. Quem vai, se apaixona.

Nosso primeiro resort à beira-mar está cercado por mata nativa preservada e emoldurada por falésias. A praia é Jacarapé, conhecida por sua tranquilidade e clima aconchegante. O mar é calmo, de águas transparentes, indicada para o banho e prática de esportes náuticos.

O Tauá Resort João Pessoa contará com 1,1 mil quartos e terá o primeiro parque aquático indoor do Nordeste. O terreno está localizado estrategicamente a 20 minutos do aeroporto de João Pessoa e a 125 quilômetros (km) de Recife, capitais com voos frequentes. O acesso se dá por rodovia duplicada, que contempla os três estados: Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco. Então, vamos entregar essa preciosidade primeiro. E, se aparecer algo, a gente estuda.

HN: Nos últimos anos, a companhia tem reforçado ainda mais seu compromisso com a agenda ESG. Como essas iniciativas têm refletido na experiência dos clientes?

LR: Nos últimos anos, nossas iniciativas ESG enriqueceram a experiência dos clientes ao promover um ambiente mais sustentável e socialmente responsável. Implementamos práticas de conservação de recursos naturais e investimos na descarbonização. Nossos hóspedes desfrutam de belos espaços verdes, podem contribuir com a redução da sua pegada de carbono e, acima de tudo, percebem que somos uma empresa inclusiva, que acolhe e abraça a diversidade de raças e gêneros, sendo um exemplo de inclusão e respeito.

Abaixo, irei citar todas as nossas iniciativas para vocês conhecerem:

E – Enviroment (meio ambiente):

Tauá Carbono Neutro 2030: Monitoramos nossa pegada de carbono desde 2021, e em 2023 nos tornamos o primeiro Grupo de hotéis e resorts Carbono Neutro no Brasil, compensando 100% das nossas emissões de Escopo 1 e 2. Possuímos um plano de mitigação e comunicação, no qual, identificamos e estamos implementando ações para redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa.

Ecoeficiência: Adotamos tecnologias sustentáveis: lâmpadas LED, chillers, sensores de iluminação, hidrokits LG, sistema Restoclean e redutores de vazão de água. Utilizamos um biodigestor na unidade Atibaia, para promover uma gestão mais eficiente dos resíduos orgânicos e combate ao desperdício de alimentos. Estamos avaliando a implementação do equipamento nas demais. A unidade Alexânia possui projeto para a implantação de usina solar.

Mercado livre de energia: Com o Mercado livre de energia, optamos por fechar contratos preferencialmente com fornecedores que trabalhem com matrizes energéticas renováveis e limpas. Nossos resorts são certificados com os Certificados de Energia Renovável (REC), que asseguram que a energia consumida vem de fontes limpas e sustentáveis.

S – Social (social):

Instituto Tauá: O propósito do Instituto é construir sorrisos, transformando vidas através da educação, gerando um legado positivo e duradouro nas comunidades do entorno do Tauá.

Programa Sementes: Junto com professores e gestores das escolas públicas, auxilia na formação dos estudantes, com projetos de desenvolvimento pessoal e profissional. Oferecendo rodas de conversas nas escolas, experiências imersivas dos alunos no mercado de trabalho, estudos, capacitações e muito mais.

Projeto Pedagógico Solidário: Por meio do Projeto Pedagógico Solidário, recebemos crianças de escolas públicas para um dia completo de lazer e muito conhecimento!

Programa Inclusão de Talentos na Hotelaria: Projeto para inserir pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou grupos minorizados, tais como Pessoas com Deficiência (PcD), pessoas idosas no Grupo Tauá de Hotéis e Resorts. Os interessados são formados por competências para o mercado de trabalho e para a vida pessoal. Dessa forma, as pessoas têm a oportunidade de participar do Banco de Talentos de emocionadores (como chamamos nossos colaboradores.)

Visita Taualegre: Nesse projeto, os Taualegres (nossa equipe de monitoria) visitam instituições como hospitais, casas de acolhimento e escolas levando momentos de descontração e alegria, ajudando a construir sorrisos dos pequenos e das famílias.

Dia T: Dia de transformação na comunidade em que emocionadores voluntários realizam transformações em áreas comuns da comunidade.

Dia Taualegre: As portas dos nossos resorts são abertas para receber as filhas e os filhos dos nossos emocionadores. O Dia Taualegre foi criado para promover um dia de muito lazer e brincadeiras, aos pequenos, que ainda aproveitam a oportunidade para conhecer o ambiente de trabalho dos pais e/ou responsáveis.

Rua de Lazer: O projeto proporciona momentos de diversão e cidadania nas comunidades no entorno dos hotéis e resorts, com diversas brincadeiras, brinquedos, jogos e recreação infantil.

Movimento Tauá Social: Projeto realizado em parceria com outras instituições oferecendo serviços à comunidade, com atendimento de beleza, saúde, educação e outras atividades.

Unisorriso: Lançada em 2021, a Unisorriso é a universidade corporativa do Grupo Tauá. Nosso objetivo é levar cada vez mais conhecimento aos nossos emocionadores, com trilhas de capacitação profissional e pessoal!

G – Governance (governança):

Integridade

Temos o Código de Ética, que contempla o regimento, para uma relação mais transparente com os nossos stakeholders; Código de Conduta para boas práticas com os nossos fornecedores; E o Canal de Denúncias para delações em desvios antiéticos dos emocionadores.

LGPD

Possuímos um DPO (Data Protection Officer), ele é responsável por resguardar todas as operações, garantindo as boas práticas no manejo de dados em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) na empresa.

Projeto Eleva – Políticas

Possuímos algumas políticas para padronizar e garantir a qualidade dos processos na temática ESG. Algumas dessas políticas são: Sustentabilidade, Diversidade, Equidade e Inclusão, Gerenciamento de Resíduos, Estruturas de Governança e Política de Direitos Humanos.

Relatório de ESG

Anualmente é lançado o Relatório de ESG que apresenta, de maneira abrangente e transparente, as políticas, diretrizes, estratégias e perspectivas da empresa. Demonstrando como o Grupo gera valor a todos os públicos de interesse, elencando temas como: desempenho financeiro e socioambiental das operações ao longo do ano, fundamentados nos pilares ESG.

HN: Por fim, falando em orçamentos, o planejamento para o próximo ano apresenta um cenário otimista, neutro ou pessimista? Por quê?

LR: Otimista. Porque estamos nos preparando para isso. O planejamento prévio nos permite manter um cenário positivo. Estamos constantemente implantando novas atrações nos hotéis, revitalizando os quartos, investindo em treinamento e capacitação da equipe. E, principalmente, porque todos buscam um lugar para se sentir mais felizes, e nós construímos nossos hotéis e resorts para isso: fazer pessoas felizes!

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Tauá de Hotéis