';

"Novas fases, muitas mudanças e novidades para vocês!"

Vinicius Medeiros
Editor-Chefe
Cursos
icone de um computador com um LMS (learn management system)
Confira nossos cursos

Três perguntas para: Manoel Linhares

Por Nayara Matteis 12 de maio de 2020

Manoel LinharesLinhares atua em diversas entidades ligadas ao setor hoteleiro

Reconhecido pelo seu papel como articulador dos interesses da hotelaira nacional em Brasília, Manoel Linhares é uma figura emblemática no setor. Reeleito como presidente da ABIH-Nacional no ano passado, Linhares tem passagem por diversas entidades ligadas ao trade e não poderia ficar de fora da série Três perguntas para do Hotelier News.

Empresário e empreendedor dos ramos de hotelaria, construção civil, postos de combustíveis e mercado imobiliário, o cearense ostenta 22 anos de experiência no segmento de hospedagem. Além de estar em seu segundo mandato na ABIH Nacional, também cumpre – pela segunda vez – mandato como presidente do SindHotéis Ceará. 

Casado, pai de três filhos e apaixonado pelo setor de hospitalidade, Linhares ainda faz parte da diretoria da ABIH-CE (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará); do Skal Nacional e do Skal Fortaleza; além de integrar o Conselho do Fórum de Turismo e Conselho de Turismo de Fortaleza; Conselho Empresarial de Turismo da CNC; Conselho Regional do Sesc Ceará; Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Ceará e Conselho Municipal do Trabalho de Fortaleza.

Para o executivo, o associativismo é sinônimo de organização dos setores, formando profissionais e empresas bem preparados que contribuem para o desenvolvimento do país.

Três perguntas para: Manoel Linhares

Hotelier News: Como a ABIH Nacional está se planejando ao lado dos associados para a retomada? Quais ações estratégicas estão sendo desenvolvidas?

Manoel Linhares: O setor de hotelaria e o turismo como um todo foram fortemente impactados pelos efeitos da pandemia e suas atividades estão praticamente paralisadas. Diversos hotéis, pousadas e outros pequenos meios de hospedagem estão fechando as portas por todo país. No momento, o mais importante é tomar medidas práticas para diminuir os compromissos financeiros dessas empresas para preservar sua atuação e os empregos que geram. Nesse aspecto, temos destacado que a fixação de maiores prazos para o pagamentos dos tributos – ou mesmo sua redução – em todos os níveis é fundamental para diminuir as despesas num momento de crise aguda como este. Estamos pleiteando  também que as autoridades diminuam a burocracia para a liberação de financiamentos através de bancos públicos e privados, além de prorrogar por mais 180 dias a desoneração da folha de pagamento.

HN: Como será a hotelaria pós-pandemia? O que vai mudar nas operações e relacionamento com os hóspedes?

ML: A questão principal que se colocará, depois de passarmos pela pandemia, é a segurança biológica. Normas técnicas e padrões estão sendo definidos por grandes redes de hotelaria junto à Anvisa e procedimentos rígidos terão que ser seguidos. Daqui para frente, para atender a esse novo hóspede, os cuidados deverão se redobrar com medidas de higienização mais intensas. A nova hotelaria terá que oferecer segurança que seus métodos garantirão que seus ambientes fiquem livres de qualquer possibilidade de contaminação.

HN: O que o Brasil pode aprender com os mercados internacionais para a retomada das atividades?

ML: O que estamos vivendo hoje era algo que ninguém imaginaria há apenas dois meses e meio atrás. Então, todos os destinos mundiais, inclusive os dez maiores, não só estão revendo suas políticas, mas estão traçando novas. Pelo que se analisa neste momento, o mercado deverá ter como principal foco da sua retomada o turismo interno, uma vez que as viagens desse tipo são mais acessíveis e proporcionam maior sensação de segurança ao turista. Portanto, para o Brasil, a hora de construir nosso futuro com crise ou sem crise é agora e essa pode ser a oportunidade para tornar mais eficiente e competitivo nosso ambiente de negócios e assim, quando for à hora, retomarmos com força total ao nosso principal objetivo: encantar nosso viajante seja de onde ele vier.

(*) Crédito da capa: Divulgação/ABIH-Nacional

(**) Crédito da foto: Arquivo HN​