Ela é uma das lideranças femininas mais representativas da hotelaria não apenas nacional, mas latino-americana. À frente do fechamento de importantes acordos, Maria Carolina Pinheiro é uma vendedora, não há como negar. Vice-presidente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Wyndham Hotels & Resorts para a América Latina e Caribe, a executiva é responsável pelo avanço da gigante norte-americana em solo brasileiro, onde um contrato por mês foi assinado entre janeiro e maio.

Engenheira civil de formação, Maria Carolina participou do programa de trainee da Accor, passo essencial para o início de sua trajetória no setor hoteleiro. Mais tarde, atuou na Blue Tree Hotels como gerente de Novos Negócios e, em seguida, na RCI Hotels na mesma área.

Na Wyndham desde 2018, a profissional vem realizando um trabalho expressivo com o desenvolvimento de importantes parcerias dentro e fora do Brasil.

Maria Carolina é um dos nomes confirmados para a terceira edição do Hotel Trends Orçamentos. Parceria do Hotelier News com a Noctua Advisory, o evento contará com nomes como Maína Pietrobelli (Plusgrade), Lizete Ribeiro (Grupo Tauá de Hotéis),  Ulisses Marreiros (Belmond) e Alexandre Gehlen (Intercity).

O evento acontece no modelo híbrido no dia 2 de setembro, com a parte presencial no Novotel Morumbi, em São Paulo. Os ingressos podem ser adquiridos no link.

Três perguntas para: Maria Carolina Pinheiro

Hotelier News: Após a pandemia, o processo de desenvolvimento hoteleiro sofreu algumas transformações. As conversões assumiram o protagonismo, deixando os projetos greenfield em segundo plano. Você acredita que esse modelo de expansão se manterá?

Maria Carolina Pinheiro: Eu acredito que tudo depende da tendência de mercado. Quando está melhor, conseguimos ter mais oportunidade de construção, quando está ruim, acabamos mirando as conversões. No Brasil, nosso foco tem sido a multipropriedade, pois os dois empreendimentos que operamos são um sucesso, então, optamos por dar maior atenção a esse segmento, mas não deixamos as conversões e contratos de novas construções de lado.

Globalmente, a Wyndham é focada em franquias, quase 90% do nosso portfólio mundial é neste modelo, mas não focamos em gerenciamento. Nossa estratégia de expansão continua centrada nas franquias, mas em alguns casos, quando achamos necessário, também assumimos a operação.

HN: No primeiro semestre, a Wyndham praticamente fechou um contrato por mês no Brasil, 100% focado em multipropriedade. O que podemos esperar do segundo semestre? O segmento seguirá como um ponto de atenção? Qual a meta de expansão para 2024?

MCP: No ano passado, assinamos 13 contratos no Brasil e 45 na América Latina e Caribe. Na região, nossa meta é alcançar, pelo menos, os mesmos resultados de 2023. Apenas nosso acordo com a decameron somou nove resorts de uma vez a nossa base. Estamos em fase de renovação de equipes Latam, com gente nova chegando.

No Brasil, queremos chegar aos 13 contratos de 2023. Até agosto, nossa meta é fechar mais quatro.

HN: Olhando para o cenário macroeconômico do Brasil em 2024, com taxas de juros menos agressivas e inflação mais controlada, como você enxerga a situação atual para o desenvolvimento hoteleiro?

MCP: Interfere totalmente no desenvolvimento hoteleiro e acompanhamos esse cenário com várias economias. Por outro lado, na Wyndham, tentamos não criar uma dependência dessa situação, caso contrário, estaremos constantemente justificando a falta de assinatura de novos contratos.

Estamos sempre em busca de oportunidades com os proprietários, entendendo suas necessidades para conversão ou uma nova construção. É claro que projetos greenfield dependem das taxas de juros, mas temos um olhar a longo prazo. A hotelaria é um setor muito específico, tem que entender do negócio para investir.

Em nossa conferência global, quando reunimos mais de 6 mil proprietários, não é possível pensar que nosso modelo de negócio não funciona. E buscamos gerar cada vez mais proximidade com a operação, fornecendo ferramentas para acompanhar o processo. Este é um dos êxitos da Wyndham.

(*) Crédito da foto: divulgação/Wyndham Hotels & Resorts