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Três perguntas para: Miler Bairros

Por Nayara Matteis 5 de agosto de 2020

Miler Bairros - tres perguntasBairros entrou para o time da Accor em 2001

Case de sucesso em Curitiba tanto em hospedagem quanto na gastronomia, o Novotel Curitiba Batel e o QCeviche Batel apostam em inovação, benefícios e flexibilidade para o momento da retomada das atividades. À frente das duas unidades de negócio, Miler Bairros conta ao Hotelier News quais ações vêm sendo implementadas nos empreendimentos.

Com programas de repasse de pontos do programa de fidelidade da Accor, modelos de delivery e take away, room offices e renovação da proposta de long stay, o que não faltam são oportunidades para a implementação de novos produtos nas unidades curitibanas. “O novo cenário nos fez repensar todo o negócio, tivemos as fases de desativação da unidade, de preparação e agora estamos prontos para a retomada. Neste período desenvolvemos manuais e novos  procedimentos para todas as áreas, estes suportados por rigorosos protocolos desenvolvidos mundialmente pela Accor Hotels, ajustados ao cenário brasileiro e desenhados especificamente para nossa unidade”, afirma Bairros.

Amante de churrasco como um bom gaúcho, o executivo ingressou na rede francesa em 2001 na área administrativa da bandeira Mercure. Em seguida, integrou o programa de trainee gerencial, onde alcançou a subgerência até assumir seu primeiro posto como gerente em 2009.

Desde 2004 atua na Atrio Hotel Management, uma das operadoras Accor. Além de ser o principal responsável pela abertura do Novotel Curitiba Batel, Bairros também foi anfitrião na implementação das unidades ibis Novo Hamburgo (RS), ibis Mogi das Cruzes (SP) e ibis Jundiaí (SP).

O dinamismo do dia a dia na hotelaria e a oportunidade de relacionar-se com pessoas e histórias diferentes são o combustível para o executivo realizar seu trabalho.“Nenhum dia é igual ao outro, assim como cliente algum é igual. É extremamente motivador ter a oportunidade diária de encantar clientes, hóspedes e colaboradores”, destaca.

Em sua carreira, Bairros ostenta algumas premiações como Destaque Excelência Setor Hoteleiro (2016), Amigo do Quartel (2017) e Personalidade Empresarial (2017). Já no Prêmio Árvores de Ouro, foi reconhecido como “Excelência em Gestão” e “Gestão de Equipe” – ambos recebidos em cerimônia realizada na sede do grupo, em Paris.

Hotelier News: Como estão as estratégias de retomada do Novotel Curitiba? Já existem demandas para os próximos meses?

Miler Bairros: Nosso hotel está desativado desde março, quase cinco meses hibernando, tempo em que utilizamos para revisar toda nossa estratégia. O novo cenário nos fez repensar todo o negócio, tivemos as fases de desativação da unidade, de preparação e agora estamos prontos para a retomada. Neste período desenvolvemos manuais e novos  procedimentos para todas as áreas, estes suportados por rigorosos protocolos desenvolvidos mundialmente pela Accor Hotels, ajustados ao cenário brasileiro e desenhados especificamente para nossa unidade.

Nosso cliente está cansado de ficar dentro de casa, por isso precisamos garantir que este desejo de viajar seja o mais seguro possível. Além de todos os cuidados de higienização e distanciamentos estamos flexibilizando a pré-venda, dando tranquilidade para reagendar sua hospedagem, visto este cenário de mudanças constantes, queremos passar segurança em toda sua experiência, começando pela reserva. Como estamos vivenciando em praticamente todas regiões o turismo local é o mais relevante neste momento e mostra-se crescente, também criamos opções de hospedagem para atender o público de Curitiba e cidades do interior do Paraná e Santa Catarina.

Renovamos também a proposta do long stay, a ideia é oferecer uma solução rápida para estadia de longo prazo, com processos rigorosos de higiene, preços competitivos e padrões de qualidade.Nesse momento de crise, muitas pessoas precisam renegociar seus alugueis, estão de mudança de residência, são estudantes longe da família, profissionais de saúde, expatriados ou pessoas que precisam repensar soluções de moradia, contando sempre com segurança, serviços hoteleiros e uma internet de alta qualidade.

O cliente terá ainda desconto de 15% nos serviços de A&B (Alimentos&Bebidas) do hotel e a possibilidade de upgrade de quarto. Além disso, quem fechar a partir de um mês, ganhará três vezes mais pontos no programa de fidelidade ALL (Accor Live Limitless). Seguido a proposta do Room Office by Accor, que visa otimização da receita, transformarmos quartos em espaços privados de escritórios para profissionais autônomos e colaboradores de pequenas, médias e até grandes empresas que buscam um espaço reservado, tranquilo e seguro para suas atividades profissionais.

Em nossa área de convenções estúdio para lives e espaço para eventos híbridos estão em desenvolvimento, entendendo que serão tendência nos próximos meses. Outra demanda que estamos tendo fortemente é a migração dos pontos/milhas aéreas para o ALL, pois hoje o turista ainda possui  certo receio para o aéreo, mas sente-se seguro em ficar em um hotel. Esta facilidade de transferência de milhas para nosso programa de fidelidade é mais uma alternativa para que nosso cliente possa voltar e sentir-se bem cuidado.

HN: O QCeviche!Batel opera como uma unidade de negócios independente. Como o restaurante vem se adaptando? O delivery foi uma solução adotada?

MB: Neste período de isolamento social o delivery e o take away são pontos de receita adicionais necessários em praticamente toda gastronomia, do restaurante mais simples ao mais sofisticado. Este projeto já estava em nosso planejamento para 2020, porém devido à pandemia e com desativação do restaurante momentaneamente, não houve a implantação, mas está em nosso processo de retomada, inclusive a Accor lançou recentemente o conceito dark kitchen, que já está em fase inicial em São Paulo. O nosso conceito de delivery inicialmente desenhado para atender o cardápio do QCeviche, entrará neste modelo com a possibilidade de venda de pratos de outros restaurantes da rede.

A dobradinha pensada para Curitiba é o conceito B/Side, que se baseia em burguer & bows. Este novo serviço vale pontos para associados do programa de fidelidade ALL. Além das medidas já quase denominadas tradicionais e/ou obrigatórios como distanciamento de mesas, restrição de capacidade, álcool gel e cardápios QR code, entendemos a necessidade de atualizar nossa tecnologia, portanto em nossa reabertura já contaremos com comandas eletrônicas com utilização do smartphone integradas com a cozinha. O novo sistema também possui integração com as maiores plataformas de delivery, o que facilita nossa operação e oferece segurança e agilidade para nosso cliente.

O Qceviche, apesar de recentemente inaugurado em Curitiba já conquistou duas premiações relevantes sendo escolhido entre os três melhores dentro de hotéis e entre os finalistas de melhor ceviche da cidade, este último garantimos ser o melhor e mais autêntico. Outro projeto previsto para segunda fase da retomada de nosso empreendimento é a criação de uma cafeteria, já denominada QCafé Batel. Almejamos ser ponto de encontro para pequenas reuniões, encontros com amigos ou simplesmente um delicioso café nas tardes de Curitiba. Já muito utilizado como espaço de coworking, este projeto está sendo divulgado em primeira mão para o Hotelier News.Um ponto de destaque é que grande parte de nosso público é composta de moradores locais. Desta forma, o Qceviche rompe a barreira de ser um restaurante de hotel para ser um espaço que atende a cidade.

HN: Quais as perspectivas para a recuperação do turismo em Curitiba? Existe a esperança de alguma melhora para 2020?

MB: Apesar do cenário de incerteza, Curitiba desde o início da pandemia atuou fortemente em rígidos protocolos, quem reside na cidade acompanhou e acompanha estas medidas. Após uma forte restrição na primeira quinzena de julho, a capital  já iniciou o processo de retomada. Hoje, grande parte dos comércios, os shoppings e gastronomia estão operando. Sou extremamente positivo quanto à retomada, já está previsto o retorno do passeio de trem Curitiba-Morretes para o início de agosto, e alguns parques da cidade abrirão nas próximas semanas e a malha aérea apesar de modesta também está em crescimento. Claro que dependemos das medidas municipais e estaduais e do comportamento deste cenário. Reforço novamente a questão do turismo regional e neste quesito Curitiba é privilegiada não somente pela grande diversidade de atividades, parques, passeios, gastronomia variada, mas por sua localização. Muitos emissores como São Paulo, Florianópolis, Joinville e Camboriú, além de uma diversidade de cidades do interior do Paraná e Santa Catarina ficam a menos de cinco horas de carro de nossa capital.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal