Nascida na extinta Iugoslávia e criada no Brasil, Muna Hammad é mãe e adora passar o tempo livre com a família e amigos, momentos nos quais suas habilidades culinárias também se manifestam. Além disso, gosta de viajar para conhecer novas culturas. Eclética, ouve de música eletrônica à clássica, passando por blues, hip hop, funk, entre outros. Grande adepta da leitura, deixa como indicações os livros Viés Inconsciente, de Cris Kerr, e How to be an Inclusive Leader, de Jennifer Brown.

Muna é graduada em Economia pela PUC Campinas e possui especialização em Gestão e Estratégia de Empresas pela Unicamp (Universidade de Campinas). Além disso, a executiva, que tem mais de 20 anos de experiência, fez cursos em Harvard e IE Business School.

Atualmente, ocupa o cargo de diretora de RH e Relações do Trabalho na Meliá Hotels International. Na sessão de hoje (10) do Três Perguntas, o Hotelier News recebe a executiva para um bate-papo sobre a retomada da hotelaria e estratégias da rede hoteleira. Confira!

Três perguntas para: Muna Hammad

Hotelier News: O período de retomada, conseguir profissionais qualificados tem sido um grande desafio do RH de várias empresas da hotelaria. Dessa forma, como a Meliá tem agido e quais estratégias tem adotado para garantir mão de obra qualificada?

Muna Hammad: Sem dúvida temos vivido um grande desafio para conseguir profissionais que tenham como foco para a vida o desenvolvimento de uma carreira. Esse cenário mudou bastante nos últimos dois anos com o aumento do trabalho informal e empreendedorismo, que se tornaram opção para muitas pessoas.

Diante desses desafios, a Meliá fez mudanças importantes na estratégia para atração de profissionais levando os valores da empresa que são: vocação para entrega de experiências incríveis ao cliente, diversidade e inclusão como pilar da cultura organizacional e proximidade com nossas equipes no sentido de escutar, inspirar e sempre ensiná-los, como parte do processo seletivo. Claramente percebemos o aumento do interesse das pessoas que se conectam com nossos valores e que decidem trabalhar conosco vindo para a Meliá com uma energia incrível.

HN: Ainda em 2020, a Meliá conquistou o selo de Direitos Humanos e Diversidade. Neste sentido, essas práticas serão intensificadas pela rede no pós-pandemia?

MH: A Meliá tem como parte dos seus valores a Diversidade & Inclusão. Temos trabalhado intensamente com a liderança, RHs das unidades e corporativo a cultura baseada na conscientização dos pilares da diversidade por meio de palestras, parcerias, treinamentos e desenvolvimento de materiais para entendimento e aplicabilidade dos conceitos por parte das equipes dentro da empresa e no atendimento ao nosso cliente.

Em 2021, conquistamos mais uma vez o Selo de Direitos Humanos e Diversidade com o Programa Re (Repensar, Reconectar, Reequilibrar e Reconstruir), que teve como objetivo desenvolver e apoiar nossos colaboradores em temas relacionados a saúde mental, carreira e segurança. Também desenvolvemos um programa onde alguns de nossos funcionários aceitaram o desafio de levar conhecimento para a comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, via G10 e tivemos a alegria de capacitar 45 pessoas em diferentes áreas da hotelaria, aumentando a empregabilidade deles perante o mercado.

HN: De que forma a Meliá tem trabalhado para criar um ambiente de trabalho que estimule as boas relações entre colaboradores e rede?

MH: Tenho certeza de que nosso movimento em tornar o clima organizacional mais inclusivo, no sentido de melhorar a comunicação entre a liderança e os colaboradores, tem melhorado e muito nosso ambiente de trabalho. Buscamos inspirar a todos para trazer e compartilhar novas ideias e/ou experiências, ter atitude de respeito, empatia e ética com o próximo e orgulho em pertencer. Temos uma longa jornada repleta de desafios, mas sabemos que esse é o caminho.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Hotels International