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Três perguntas para: Patrícia Leão

Patrícia Leão tem anos de atuação na hotelaria internacional, passando pelas escolas norte-americana e francesa em um total de sete anos.

Formada em Turismo pela Faculdade de Alagoas, Patrícia Leão conta com mais de 20 anos de experiência no setor, com um começo que pode ser considerado mágico: na Disney. Após dois anos nos EUA, ela rumou à França, onde ficou por cinco anos e teve seus primeiros contatos profissionais com a hotelaria. Por lá, trabalhou em marcas como Relais Châteaux, Ritz Paris e Hôtel Le Meurice.

Foram anos fora do país, quando chegou a se mudar para Houston, no Texas. Em 2016, ela trocou o sotaque carregado da região e desembarcou no Rio de Janeiro, buscando aproveitar a expansão hoteleira antes das Olimpíadas. Neste período, começa a trajetória de Patrícia dentro da Marriott International.

Quase 10 anos e alguns cargos depois, a mãe do Ravi, de quatro anos, chega ao Courtyard & Residence Inn Rio de Janeiro como diretora de Vendas. A nova etapa de sua carreira é um dos temas abordados nesta edição da seção Três perguntas para.

Três perguntas para: Patrícia Leão

Hotelier News: São anos dentro do ecossistema de hotéis da Marriott, mas agora o desafio é de atuar como diretora de Vendas de um empreendimento. O que você espera desta nova etapa profissional?

Patrícia Leão: Em 10 anos de Marriott, tive a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de estratégias de vendas em diferentes cidades, produtos, mercados e contextos econômicos. Essas experiências me proporcionaram um dinamismo valioso e um olhar crítico apurado.

Assumir a posição de diretora de Vendas Multiproperty para duas marcas tão importantes como Courtyard e Residence Inn é um reflexo dessa trajetória. Uma evolução muito desejada e, ao mesmo tempo, um desafio empolgante na minha carreira. Essa nova fase representa a oportunidade de me aprofundar nas particularidades dessas propriedades, explorar as dinâmicas desse promissor mercado da Barra da Tijuca e direcionar esforços para resultados excepcionais.

Espero consolidar ainda mais a identidade dos hotéis no mercado, fortalecer parcerias estratégicas e, acima de tudo, entregar uma experiência memorável aos nossos hóspedes, o que sempre foi o pilar do meu trabalho.

Estou motivada a transformar desafios em oportunidades, otimizando vendas, gerando valor sustentável e criando um impacto positivo tanto para o hotel quanto para os stakeholders envolvidos.

HN: Ainda é pouco tempo, mas já consegue mapear os principais desafios e missões nesta função? Se sim, quais são e como você pretende trabalhar esses pontos?

PL: Sim, eu já vinha trabalhando com esses hotéis no cluster Brasil, e há desafios e missões importantes nesta nova posição. O primeiro é consolidar as marcas Courtyard e Residence Inn, amplamente reconhecidas no portfólio da Marriott International, de maneira ainda mais sólida no mercado do Rio de Janeiro. Estamos localizados em uma região estratégica da Barra da Tijuca, que combina um público corporativo em crescimento com um grande potencial para atrair hóspedes de lazer.

É essencial implementar um plano que equilibre tarifas competitivas, destacando os diferenciais únicos das nossas propriedades. Além disso, é fundamental manter uma equipe engajada e alinhada com nossos objetivos, garantindo que tenham os recursos e o suporte necessários para converter as oportunidades, encantar os clientes e superar suas expectativas, sempre mantendo a qualidade da Marriott International, que é reconhecida em seus mais de 9 mil hotéis ao redor do mundo.

HN: O Courtyard & Residence Inn Rio é são referência em eventos na cidade, atividade importante para a hotelaria. Dessa forma, quais estratégias estarão no seu escopo de trabalho?

PL: Eventos são uma parte fundamental dos nossos hotéis e representam uma grande oportunidade para fortalecer ainda mais nossa presença no mercado. Estamos localizados no centro de um polo de grandes eventos e convenções, o que nos destaca pela conveniência e conforto para atender a demanda da região.

Acredito que a chave é sermos versáteis para aproveitar as oportunidades dos mais diversos segmentos – corporativos, esportivos, congressos, feiras, shows nacionais e internacionais, entre outros. O foco está em otimizar a captação de eventos e expandir nossa rede de contatos, aumentando a visibilidade e a atratividade dos nossos espaços.

Com essa abordagem, o objetivo é não apenas aumentar o volume de eventos, mas também exceder as expectativas de nossos clientes, transformando cada ocasião em uma experiência única e consolidando o Courtyard & Residence Inn Rio como uma opção de referência para eventos na região.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Marriott International