Rodrigo Melo - Promo

O entrevistado de hoje (3) é um mineiro apaixonado pelas montanhas, e que busca equilibrar a vida corrida dos negócios com uma rotina pessoal saudável e rica em aventuras. Rodrigo Melo, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Equeco, é amante de esportes ao ar livre, se dedicando ao kitesurf e à escalada, e tem como grande paixão o snowboard, esporte inusitado que pratica desde a adolescência, quando viveu na Nova Zelândia, participando de um programa de intercâmbio. É nesses desafios que o convidado de hoje do Três perguntas para encontra uma conexão essencial com a natureza e uma constante fonte de inspiração.

O executivo é graduado em Administração Hoteleira pela Universidade Fumec, iniciou sua carreira no setor há mais de 15 anos e ocupou posições de destaque em redes internacionais, como Marriott International e Posadas. Por meio de um programa de trainee, ingressou no mercado norte-americano, onde gerenciou as operações de A&B (Alimentos & Bebidas) em empreendimentos importantes, adquirindo vasta compreensão da gestão e operação hoteleira em mercados competitivos.

Ao longo de sua carreira, Melo evoluiu para papéis estratégicos em empresas globais, como Tourico Holidays e Hotelbeds. Nessas funções, liderou equipes e consolidou acordos importantes. Hoje, além de liderar a expansão da Equeco nas Américas, atua como diretor Comercial da Viajala no Brasil.

Na entrevista, o executivo fala ao Hotelier News sobre estratégias e iniciativas para o mercado. Confira!

Três perguntas para: Rodrigo Melo

Hotelier News: Como as soluções da Equeco estão refletindo nas estratégias de marketing desenvolvidas por hotéis?

Rodrigo Melo: Todos hotéis e redes hoteleiras, independente do seu porte, buscam aumentar as vendas diretas para melhorar seus resultados. Outro desafio é posicionar seus anúncios do Google acima das OTAs que têm orçamentos infinitamente superiores.

Atualmente, mais de 600 hotéis confiam na Equeco para gerenciar totalmente seus canais de marketing pago e estimular a aquisição de novos hóspedes de forma econômica. A gestão automatizada das campanhas melhora substancialmente a força dos anúncios e diminui o custo dos clicks, o que leva a um melhor desempenho, causando um impacto substancial nas vendas diretas sem nenhum esforço manual. Além de custar menos que uma OTA, a Equeco nivela o jogo no Google e possibilita que os hoteleiros retomem o protagonismo da sua marca, tendo mais acesso às informações dos seus hóspedes diretamente, sem intermediários.

A Equeco é um software capaz de determinar quais as palavras-chave mais utilizadas por compradores reais e desta forma, ajudar os hoteleiros a criarem anúncios mais assertivos. A plataforma cria campanhas automaticamente por meio do site do hotel, sem complicações, economizando recursos humanos e permitindo que o empreendimento possa focar no seu core e proporcionar a melhor experiência aos seus hóspedes.

HN: Há novas ferramentas e soluções em andamento? Se sim, quais?

RM: Uma das soluções que tem trazido grandes benefícios às redes hoteleiras são os Smart Headlines da Equeco que usam tecnologia proprietária para melhorar os anúncios com títulos altamente relevantes automaticamente, sem que a equipe de marketing precise ficar pensando, criando e colocando cada anúncio em prática manualmente.

Recentemente, desenvolvemos a integração da plataforma Bing Ads da Microsoft ao nosso dashboard que pode contribuir em cerca de 10% nas vendas incrementais e temos trabalhado em diversas funcionalidades da ferramenta além de novas integrações como Google Hotel Ads.

HN: Por fim, há planos de ampliar as parcerias com o setor hoteleiro?

RM: A Equeco está lançando uma nova etapa da sua operação no Brasil e pretende ampliar sua presença no mercado nacional através de um novo plano comercial para os hoteleiros daqui. Projetado para democratizar o acesso à plataforma e tornar a gestão de vendas dos hotéis brasileiros mais eficiente e lucrativa, a startup está lançando seu site em português e focando seu atendimento nos dilemas dos atores do mercado hoteleiro nacional. A Equeco se encarrega do investimento no Google Ads fazendo toda a gestão dos anúncios e eliminando o trabalho manual.

Além de não haver aporte inicial ou fee no contrato, o pagamento é feito em forma de comissão sobre o valor das reservas geradas, com um custo médio de distribuição mais baixo que o das OTAs, girando em torno de 10% por reserva.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Equeco