No Três perguntas para de hoje (1º), o Hotelier News recebe um convidado que gosta de passar o tempo com a família, se reunir com os amigos e viajar. Além disso, tem como hobbies a apreciação de carros antigos, passear com sua Brasília 1975 aos fins de semana e assistir a jogos do Corinthians. Estamos falando de Rodrigo Vallejo, head de Vendas da Trul Hotéis.

O profissional possui formação em Hotelaria pelo Senac São Paulo, pós-graduação em Gestão Mercadológica e Hotelaria pela Eca USP, e cursa MBA em Liderança, Gestão de Pessoas e Equipes pela Faap, além de possuir diversos cursos complementares na área. No bate-papo, o executivo fala ao Hotelier News sobre estratégias, desafios e conquistas à frente da liderança de vendas da empresa. Confira!

Três perguntas para: Rodrigo Vallejo

Hotelier News: Há pouco mais de um ano, você assumiu a liderança de Vendas da Trul Hotéis. Nesse período, quais estratégias foram desenvolvidas e quais os resultados positivos colhidos?

Rodrigo Vallejo: Durante esse período, nosso maior foco foi estruturar a área comercial, tanto corporativa, quanto nas unidades, a busca de ferramentas para otimização de produtividade dos times, além de estreitar o relacionamento com o trade. Em conjunto com isso, uma série de ações foi realizada nos mercados locais de nossas operações ou em localidades, até então, inexploradas pela empresa. Outro ponto crucial foi o aumento exponencial de nosso portfólio e, com isso, várias oportunidades comerciais que nos favoreceram de forma expressiva dentro dos segmentos de lazer e corporativo.

Especialmente dentro do segmento corporativo, apresentamos aumentos significativos de representatividade e catapultamos de forma sistemática nossas diárias médias com foco no reposicionamento de todos os nossos produtos. Isso também, em conjunto com nossos parceiros que entenderam este movimento especialmente com o padrão de nossas entregas e que consequentemente levam nossos hotéis a estarem entre os melhores NPSs das cidades.

HN: Quando você chegou à Trul Hotéis, mencionou que um dos objetivos era dar continuidade aos planos de inovação e novas tecnologias da operadora. O que foi feito neste sentido?

RV: A inovação é algo que faz parte do DNA da Trul. Essa é uma busca incessante dentro da empresa e é explorada em todos os níveis. O ponto inicial foi a fusão entre as áreas de vendas e inteligência de mercado, que desde maio também está sob minha gestão, fazendo com que tenhamos maior sinergia entre os departamentos, agilidade nas decisões e execuções de estratégias.

Além disso, implementamos uma série de ferramentas e sistemas de otimização, quer seja para o time de vendas ou inteligência de mercado. Hoje, todas as operações já possuem as ferramentas de RM, marketshare, market demand ou de up selling para receitas auxiliares de forma automatizada. E nosso maior projeto do ano, em processo final de implementação, é o sistema de CRM em conjunto com a IA (Inteligência Artificial) para acompanhamento e previsibilidade dos números e estatísticos de todas as nossas operações.

Com toda essa inovação, nossa meta é que tenhamos as melhores alternativas, otimização na apuração de dados e maior assertividade possível para as decisões dos times de vendas e inteligência de mercado, e que assim consigam os melhores resultados de todas as operações e com maior agilidade possível.

HN: Por fim, como a Trul performou nos primeiros seis meses de 2024 e quais as perspectivas para o restante do ano?

RV: Durante este primeiro semestre, já notamos o retorno de todo o trabalho iniciado em 2023. Mesmo sabendo do impacto positivo de março do ano passado, que foi um mês histórico para a hotelaria, no consolidado do primeiro semestre de 2024 já estamos superando esse período em torno de 10% em faturamento, e com diária média em torno de 27% acima dos números apresentados no mesmo período de 2023.

Historicamente, o segundo semestre é mais aquecido e com maior demanda para todas as regiões. Com isso, nossas perspectivas são as melhores possíveis. Mesmo com poucos feriados, o que gera certo impacto nos destinos de lazer, sempre há boas oportunidades com o ótimo volume do segmento corporativo. Os shows que ocorrem nos destinos onde estamos operando sempre contribuem com o aumento da demanda.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Trul Hotéis