Reportagem atualizada às 16h59, de 02/09/2020*

Tina Lyra está quase sempre longe, seja viajando pelo mundo para visitar e prospectar clientes ou com sua criativa mente pensando em novos projetos e oportunidades. Hoteleira graduada pela Les Roches International School of Hotel Management, da Suíça, ela já ocupou cargos de lideranças em redes internacionais, mas foi à frente da TL Portfolio que reforçou os laços com seu país de nascimento e encontrou o equilíbrio entre as vidas pessoal e profissional.

“Minha prioridade são minha família e o trabalho. Amo o que faço: sou mãe, esposa, empresária e viajante. Não amo cozinhar, mas faço se for para quem amo. Não faço questão de jantar fora, mas estou sempre disposta a cruzar o mundo para dar aquele abraço num grande amigo”, afirma a empresária, que tem 40 hotéis independentes na carteira de clientes da sua empresa de representação hoteleira.

Em relação à pandemia, Tina é uma otimista. Ela sabe que os desafios para toda indústria de viagens são imensos, mas vê na crise oportunidades. “O medo de viajar será, sem dúvida, passageiro! Viajar faz parte do DNA do ser humano e, mesmo que a partir de agora as viagens aconteçam em menor quantidade neste início, certamente será com maior qualidade. O setor voltará e em dois anos deve estar mais forte do que nunca.” Convidada de hoje (2) pelo Hotelier News no Três perguntas para, ela ainda falou sobre suas apostas para a retomada do mercado. Veja a entrevista completa abaixo.

Três perguntas para - Tina Lyra_internaTina está otimista com a retomada do setor, que voltará ainda mais forte 

Três perguntas para: Tina Lyra

Hotelier News: Como empresas com a TL Portfolio podem auxiliar seus clientes nessa retomada? 

Tina Lyra: As possibilidades são inúmeras. Esta crise, assim como todas, oferece muitas oportunidades de transformação e melhoria. O nosso foco agora é mostrar o quanto é importante aproveitar o momento para se atualizar e fortalecer. Assim, quando tudo for retomado, os negócios estarão adaptados às novas demandas e formatos de trabalho. Acredito que um dos pilares principais a serem trabalhados é o da sustentabilidade, tanto ambiental, quanto social, econômico e cultural. Agora é o momento para todos nós da indústria do turismo nos perguntarmos: qual o meu papel nesse setor? Como minha presença ajuda a deixá-lo melhor? A TL Portfolio está muito envolvida em ajudar seus clientes a tirar o maior proveito deste tempo de congelamento para revisar, realinhar e criar políticas, iniciativas e rever práticas antigas. O futuro do turismo estará nas mãos daqueles que usaram o hoje para se reinventar. Historicamente a TL Portfolio focava muito mais no mercado internacional, mas agora está mais forte e focada em apoiar hotéis e empresas brasileiras que querem ativar sua representatividade tanto junto ao mercado de agências de viagens, quanto junto a mídia.

HN: Em relação ao comportamento do consumidor, o que vai efetivamente “pegar” nesse novo normal e o que você acredita que será algo apenas passageiro? Por quê?

TL: O medo de viajar será, sem dúvida, passageiro! Viajar faz parte do DNA do ser humano e, mesmo que a partir de agora as viagens aconteçam em menor quantidade neste início, certamente será com maior qualidade. O setor voltará e em dois anos deve estar mais forte do que nunca. O que veio para ficar se refere às tendências que foram aceleradas, como é o caso da tecnologia, o movimento pró-sustentabilidade e inúmeros relacionamentos que se fortificaram por meio dessa montanha russa que estamos vivendo.

HN: Quais as perspectivas para 2021? Qual seu grau de otimismo em relação à indústria de hospitalidade? O que baliza sua opinião?

TL: Acredito que veremos a volta do turismo de luxo e que, mesmo de maneira tímida, será mais apreciado e celebrado. Não estaremos a todo vapor como gostaríamos, mas estaremos olhando para a luz no final do túnel e isso será uma realidade que vai atrair oportunidades inovadoras e brilhantes para um futuro melhor.

(*) Crédito da capa: Divulgação/TL Portfolio

(**) Crédito da foto: Arquivo HN