Ouvir diversos gêneros musicais, aprender novos idiomas e conhecer novas culturas estão entre os hobbies preferidos de Victor Zafer Donmez, pai de duas filhas. O diretor geral da Meliá Hotels International para América Latina e Brasil também é um grande adepto da fotografia e de colecionar arte. O executivo indica o livro Paris 1919: seis meses que mudaram o mundo, de Margaret MacMillan, que afirma ser uma leitura bastante enriquecedora.

Nascido em Istambul e criado em Amsterdã, Donmez vive e trabalha na América Latina há 23 anos. O profissional é graduado em Hospitalidade e Turismo, com passagens pela Booking.com e NH Hotels antes de chegar à Meliá.

Na sessão de hoje (24) do Três perguntas, o Hotelier News recebe o executivo para um bate-papo sobre indicadores da rede, além de estratégias a serem adotadas neste momento de retomada da hotelaria. Confira!

Três perguntas para: Victor Zafer Donmez

Hotelier News: Quais são as principais mudanças operacionais nos empreendimentos da Meliá neste momento de retomada da indústria hoteleira? E quais são as principais diferenças na operação de cada país?

Victor Zafer Donmez: Nos últimos quatro anos, antes da pandemia, como parte do plano estratégico da Meliá Hotels Internacional, fomos gradualmente fazendo diversas mudanças organizacionais, operacionais e comerciais para maior integração regional e global, como ação ágil na tomada de decisões e gestão eficiente com maior contribuição de valor para nossos stakeholders.

Em 2018, o Brasil ingressou na Divisão Meliá Hotels América Latina e São Paulo tornou-se a sede central desta divisão. Graças a essas mudanças organizacionais, durante a pandemia pudemos agir da forma mais rápida, eficaz e eficiente possível. Na América Latina e no Brasil, praticamente todos os nossos hotéis permaneceram abertos em todos os canais de vendas nacionais e internacionais. Por isso, parte da nossa prioridade era nos concentrarmos na salvaguarda do bem-estar e da saúde de nossos colaboradores, residentes e hóspedes, mas por outro lado também, controlar a “queima de caixa” e manter a maior liquidez.

A pandemia e a incerteza econômica nos permitiram repensar o modelo operacional e reorganizar nossos departamentos, estrutura de despesas, encontrar eficiências e aumentar a produtividade. Nós reagrupamos nossas equipes de RH, Vendas e Gestão de Receitas. Mas também focamos em encontrar empresas alternativas para gerar receita para nossos hotéis, dando maior prioridade aos nossos próprios canais de vendas, como Melia.com e call center.

Por outro lado, durante o período 2020-2021, no meio da pandemia, fizemos investimentos e começamos com as extensas reformas em nossos hotéis, como:

• Meliá Paulista (um novo SPA)
• Innside Itaim (quartos, lobby, restaurante e áreas comuns)
• Innside Iguatemi (quartos, lobby, restaurante e áreas comuns)
• Affiliated by Meliá Tatuapé (lobby, restaurante, bar, áreas comuns, piscina e Wedding Club)
• Affiliated by Meliá Nações Unidas (lobby, restaurante, bar, salões, rooftop)

HN: Como a rede MHI tem atuado para aumentar a ocupação e as diárias médias nos mercados onde atua?

VZD: Nossa estratégia sempre foi e sempre será encontrar o equilíbrio entre demanda e oferta, com o menor custo possível de venda. Porque quando não há demanda real, não faz sentido baixar as taxas ao tentar gerar uma falsa que só serve para quebrar o mercado.

É por isso que durante a pandemia, em geral, nossas taxas sofreram menos (-30%) do que a ocupação (-50%), de modo que a recuperação das taxas tem sido muito mais rápida. Nossos principais hotéis nos destinos de Cancun, Playa de Carmen, República Dominicana, Cataratas do Iguaçu, Lima e São Paulo nas regiões do Itaim, Avenida Paulista e Ibirapuera, em 2021, alcançaram excelentes resultados de ocupações e tarifas.

Isso graças aos investimentos realizados nos canais digitais e de marketing, nossos próprios canais de vendas, como Melia.com e call center, que contribuíram com 55% da produção total de todas as receitas em 2021.

HN: Para este ano, quais são os principais objetivos e desafios?

VZD: Para 2022, nossas metas focam em quatro diretrizes:

a) Maior recuperação das ocupações e final do ano já com as taxas médias de 2019
b) Começo das reformas de nossos hotéis Meliá Jardim Europa e Higienópolis
c) Motivação máxima e incorporação de nossos recursos humanos
d) Minimizar o efeito da inflação, aumento de preços em matérias-primas e serviços como o gás, eletricidade, água etc.

Com isso, visamos dar maior retorno aos nossos investidores de cada hotel.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Meliá Hotels International