Na semana passada, o jornal norte-americano Milwaukee Journal Sentinel realizou uma reportagem acusando o TripAdvisor de deletar comentários feitos para alertar turistas de locais com histórico e envolvidos em casos de assédio sexual. Como resposta, a empresa anunciou um novo sistema que vai exibir destinos que apresentam riscos de segurança.

De acordo com a reportagem, “Mais de uma dezena de viajantes de todo o país havia dito que o TripAdvisor havia calado suas histórias em primeira mão sobre perda de consciência (devido a substâncias), estupros e outras maneiras como eles haviam sido machucados enquanto viajavam no México”. O TripAdvisor desculpou-se por deletar e afirmou que tais comentários haviam sinalizado violações, como não utilizar "linguagem apropriada" ou por serem "boatos".

Na terça-feira (7), o TripAdvisor anunciou que vai incluir insígnias que indiquem 'Saúde, segurança e problemas de discriminação em todas as categorias de viagem do site'. Estes selos serão mantidos por até três meses. As insígnias só continuarão em caso de contínuas denúncias. Além das insígnias, a empresa vai implantar uma nova política que vai informar aos usuários porque seus comentários foram sinalizados. 

A empresa também compartilhou um comunicado que alegava que a política 'livre para todos os públicos' havia sido alterada para 'permitir reviews no site sobre casos de incidentes sérios, como estupro ou assédio. Afirmou também que o site agora tinha comentários de muitos usuários descrevendo 'suas exepriências em primeira mão, inlcuindo assuntos de roubo, assalto, assédio e estupro'. 

* Foto de Capa: Pixabay/geralt