(foto: arquivo HN / Juliana Bellegard)

Com o objetivo de ampliar o número de turistas chineses no Brasil e potencializar o turismo de negócios e lazer, bem como a atração de investimentos estrangeiros no País, o governo brasileiro firmou uma parceria com o governo chinês.

O resultado da negociação é o credenciamento de mais de 300 agências de turismos brasileiras junto ao MTur (Ministério do Turismo) para a recepção de grupos de turistas chineses no Brasil. 

"Ao incentivar a vinda do turista chinês para o Brasil estamos abrindo uma nova e importante oportunidade para atrair divisas e investimentos no setor de turismo nacional. Em 2014, mais de 100 milhões de turistas chineses viajaram pelo mundo, mas apenas 70 mil vieram ao Brasil. Esse é um mercado muito expressivo e estamos ansiosos para conquistá-lo", afirma  Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo.

De acordo com o representante, os chineses vêm ao Brasil em busca de turismo de natureza e de cultura, bem como para participar de feiras e fazer negócios. A realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, também deverá contribuir para o aumento dos visitantes daquele país.

Para serem credenciadas, as agências brasileiras comprometeram-se a atender, entre outros, os seguintes requisitos: a instalação de linha de atendimento telefônico para consulta e assistência em caso de emergência; o fornecimento de informações relevantes para as agências de viagens designadas pela China; e a indicação de guia de turismo para o acompanhamento de cada grupo de turistas chineses.

Serviço
www.turismo.gov.br