MTur- turismoÍndice também apresentou expansão de 3,8% na comparação de novembro de 2019 e 2018

O índice de atividades turísticas aqueceu no acumulado de janeiro de novembro de 2019 frente ao mesmo período em 2018, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços), o setor cresceu 2,6% – com destaque para locação de automóveis, hotéis e serviços de catering, bufê e outros negócios gastronômicos.

Falando regionalmente, nove dos 12 estados estudados apresentaram incremento no período em questão. Ceará (5,4%), São Paulo (5,1%), Minas Gerais (2,5%) e Rio de Janeiro (2,3%) foram os que registraram maiores acréscimos no setor.

Novembro foi um mês de destaque, com 3,8% de crescimento do turismo de 2018 para o ano passado. São Paulo e Rio Grande do Sul tiveram alta de 5,8%, seguido do Rio de Janeiro (4,8%) e Minas Gerais (4,2%).

Marcelo Álvaro Antonio comentou os resultados do IBGE ressaltando a relevância do setor para a economia brasileira. “Os dados mostram que o nosso trabalho está surtindo efeito. Estamos no caminho certo, levando o país para um desenvolvimento econômico sustentável, sempre com o objetivo de potencializar o turismo e gerar renda e emprego para a população”.

Turismo brasileiro em alta

A tendência de crescimento do turismo no país para 2020 já é realidade. O Brasil está entre os três principais destinos emergente do mundo segundo o Skyscanner. As buscas globais por férias em terras brasileiras subiu 27% este ano no comparativo com 2019. Reforçando o aquecimento do mercado, São Paulo aparece como o segundo lugar mais procurado do globo pelo Google.

(*) Crédito da foto: Vitor Jubini/MTur Destinos