Com a alta procura por viagens durante as férias de julho, o turismo se destacou no e-commerce, com aumento de 7,8% em acessos online no período, totalizando 220,6 milhões de visitas. O avanço foi impulsionado por grandes marcas, com a Booking.com liderando o ranking, com 18,9% do tráfego do setor, de acordo com dados do Relatório Setores do E-commerce de agosto, promovido pela Conversion.

Segundo o estudo, o sétimo mês de 2024 teve crescimento de 6,9% no varejo eletrônico, com 2,6 bilhões de visitas. A Booking.com apareceu pela primeira vez no top 10 dos maiores e-commerces do país, ficando na 10ª posição, com 41 milhões de acessos únicos.

Outra novidade foi a Decolar, que observou um avanço ininterrupto desde fevereiro deste ano. A agência de viagens argentina alcançou o sexto lugar no segmento, com 15 milhões de visitas, e entrou para o top 30 dos maiores e-commerces do Brasil.

Outro player que apresentou uma evolução significativa foi a Airbnb, com alta de 15,5% no tráfego na comparação com junho, se mantendo na quarta posição. Atualmente, a plataforma de hospedagens americana tem cerca de 90% dos acessos online adquiridos de forma orgânica, o que representa 16,9 milhões de visitas.

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Aplicativos

Quando o assunto é a utilização de aplicativos, eles representam 17,9% do tráfego do setor, com um crescimento de 1% em relação ao mês anterior. Com cerca de 14,9 milhões de acessos, o app da Voe Azul representa 37,6% do tráfego da categoria, sendo o mais utilizado.

Um levantamento recente da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) apontou que o e-commerce brasileiro teve alta de 225% entre 2019 e 2022, o que reforça as mudanças de comportamento de consumo no país. O número de empresas que operam exclusivamente online também aumentou 79,2% no mesmo período.

(*) Crédito da capa: rawalpixel/Freepik

(**) Crédito da imagem: Divulgação/Conversion