Vista da zona Sul de São Paulo
(foto: Pixabay / Skeeze)

Um estudo realizado com as 80 maiores empresas do turismo, responsáveis por um faturamento de R$ 64,6 bilhões e 115 mil postos de trabalho em todo o Brasil, revela que, ainda, que o cenário econômico atual gere apreensão, as perspectivas para 2016 são positivas. De nove segmentos pesquisados pelo MTur, sete estimam crescimento no faturamento neste ano. Os dados pertencem a pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Nos segmentos de locação de automóveis, transporte rodoviário e operadoras de turismo mais de 90% dos pesquisados afirmam que irão aportar novos recursos nos próprios negócios este ano. As locadoras de automóveis lideram a lista, com um aumento projetado de 9,6% no faturamento e de 16,2% no quadro de funcionários.

"Num momento desafiador como o que estamos vivendo, a projeção de aumento de faturamento e de empregos no setor é uma excelente notícia. Mostra que o turismo reúne boas condições para ajudar o Brasil a enfrentar a crise", comentou Alberto Alves, ministro interino.

As perspectivas de aumento de faturamento ocorrem também no turismo receptivo (8,3%), transporte rodoviário (6,6%), meios de hospedagem (5%) promotores de feiras (3,1%), agências de viagem (2,5%) e operadoras de turismo (0,8%). O número de colaboradores deve crescer também entre os organizadores de eventos que estimam aumento de 3,2% e no turismo receptivo em 2,1%. 

Serviço
www.turismo.gov.br