sexta-feira, 5/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoTurismo no Rio bate recorde de estrangeiros

Turismo no Rio bate recorde de estrangeiros

Seguindo o desempenho nacional, o estado do Rio de Janeiro registrou avanço significativo no número de visitantes estrangeiros nos seis primeiros meses de 2025. Segundo dados da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) em conjunto com a Polícia Federal e o MTur (Ministério do Turismo), foram contabilizados 1,1 milhão de turistas internacionais entre janeiro e junho — aumento de 51,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando o total foi de 760,2 mil, aponta o Diário do Rio.

Somente em junho, 121,4 mil viajantes estrangeiros passaram por cidades fluminenses, reforçando a imagem do Rio como uma das principais portas de entrada do Brasil no turismo internacional.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, comemora o desempenho e atribui o resultado ao trabalho de promoção que vem sendo feito fora do país. “O Rio de Janeiro é conhecido mundialmente como o portão de entrada do turismo internacional no Brasil e sede de grandes eventos. Esse aumento mostra que o Brasil está na moda. Estamos promovendo o país com mais qualidade, inteligência de dados e uma malha aérea ampliada”, ressalta.

Outros dados

Segundo Freixo, o número de voos internacionais cresceu 18% em 2024 e já apresenta alta de 16% em 2025. “Já temos um crescimento de 48% no número total de visitantes em relação ao ano passado”, acrescenta.

O bom momento do Rio acompanha a tendência de crescimento do turismo internacional em todo o país. No acumulado do primeiro semestre de 2025, o Brasil recebeu 5,3 milhões de turistas estrangeiros — o melhor resultado histórico para esse intervalo, com aumento de 48,2% sobre o mesmo período de 2024.

Esse número representa 77,3% da meta estipulada para o ano no Plano Nacional de Turismo 2024-2027, que projeta a chegada de 6,9 milhões de visitantes estrangeiros em 2025. Mantido o ritmo atual, o país pode ultrapassar, já neste ano, a meta de 8,1 milhões de turistas inicialmente prevista apenas para 2027.

Em junho, 444,8 mil visitantes internacionais desembarcaram no Brasil, o que representa avanço de 33,8% (ou 112,4 mil a mais) em relação ao mesmo mês do ano passado.

Para Freixo, o bom desempenho do setor é fruto de uma estratégia que valoriza a pluralidade do país, aliada à segurança e à receptividade do povo brasileiro. “Nosso país não é só sol e praia. É cultura, gastronomia, biodiversidade, é um Brasil acolhedor, seguro e pronto para receber o turista que quer ser mais feliz aqui”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Divulgação