sexta-feira, 5/setembro
InícioNEGÓCIOSMiceTuristech Summit aborda desafios e oportunidades da hotelaria

Turistech Summit aborda desafios e oportunidades da hotelaria

Turistech Summit: o cenário da transformação digital na hotelaria

Foi aberta, há pouco, mais uma edição do Turistech Summit. Realizado no Cubo Itaú, na capital paulista, o encontro abordou os desafios do turismo e hotelaria, discutindo temas como transformação digital, inovação, tendências, entre outros pontos importantes para o trade.

O evento foi aberto por Acácia Morena, diretora do Turistech Hub; Eduardo Lorea, CEO da Numerik; e Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú. A programação do encontro foi iniciada com a apresentação do painel Hotelaria: transformação digital. O bate-papo foi mediado por Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil e contou com as participações de Juliana Pinheiro, diretora de Transformação da Atlantica Hospitality International; André Fossa, cofundador da Cogni2; Edman Aquino, gerente de Estratégia e Inovação da Aviva; Márcio Gonçalves, head de Tech Ops do Grupo Tauá de Hotéis; e Cecilia Bonini, gerente Comercial da Zap Tech.

“A hotelaria é o terceiro setor menos digitalizado em relação a outros segmentos. É um setor fragmentado. Aqui no Brasil, mais de 80% dos hotéis e pousadas são de administração familiar, independente, e isso torna as coisas difíceis. Aliado a isso, há um receio de a tecnologia comprometer a experiência e acabar com o fator humano, que gera encantamento no hóspede”, destacou Juliana.

“Com o boom das OTAs, começamos a falar mais sobre integração de soluções tecnológicas, otimização de processos, entre outros benefícios. Mas a hotelaria demorou muito para perceber a importância da transformação digital e ainda está atrasada nessa corrida. Na Atlantica, resolvemos começar um movimento forte, criando uma área de inovação e transformação, juntando processos e tecnologia

Otimizando processos

Dando continuidade ao bate-papo, Gonçalves fez pontuações importantes sobre os desafios atuais da hotelaria em relação à transformação digital. “Quando falamos sobre otimizar processos por meio de tecnologia, precisamos falar de estrutura. É preciso reanalisar os processos mais básicos para, em seguida, pensar em evolução”, acrescentou o executivo do Grupo Tauá.

Turistech Summit - Marcio_Gonçalves
“A tecnologia precisa facilitar a jornada”, disse Gonçalves

“Assim, começamos a exercitar toda a nossa infraestrutura tecnológica. O grande ponto é: trazer novos recursos pensando no negócio, nos ganhos que o empreendimento vai ter. O Grupo Tauá abriu a cabeça para isso e conseguimos evoluir consideravelmente nesses últimos cinco anos”, afirmou.

Durante a conversa no Turistech Summit, Gonçalves endossou que, além de fazer a transformação digital, a companhia fez com que as pessoas tivessem interesse de conhecer os hotéis e consumir mais serviços. “Trata-se de usar a tecnologia para elevar e complementar a experiência, sem esquecer do fator humano”, reforçou.

Prosseguindo com o diálogo, Aquino, da Aviva, trouxe para a discussão um dos principais gargalos da hotelaria: a dificuldade de contratação de mão de obra. “Dessa forma, vejo oportunidades cada vez mais claras de desenvolver canais e ferramentas de autoatendimento, otimizando toda a jornada”, analisou.

“Outro ponto importante é a hiperpersonalização. No meu entendimento, isso só é possível com recursos tecnológicos que ajudem a entender não só o comportamento, mas a expectativa dos hóspedes”, explicou.


Inovação para impulsionar o turismo internacional

Dando continuidade à programação do Turistech Summit, foi apresentado o painel Aceleração da inovação para impulsionar o turismo internacional no Brasil. A conversa foi mediada por Alexandre Cordeiro, fundador do Travel Tech Hub, e teve participação de Marina Barki, coordenadora de ESG da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo); Diego Bartolo, CSMO da Incentiv; Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul; e Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).

Começando o debate, Wendling destacou que o Brasil tem margem para crescer em relação ao turismo internacional. “Temos produtos e atrativos turísticos porque o Brasil é um destino muito rico. Agora, é uma questão de estruturar as estratégias”, pontuou o executivo.

Logo em seguida, Marina Figueiredo reforçou a fala de Wendling afirmando que não basta apenas possuir produtos e atrativos, mas também comunicá-los e colocá-los na prateleira para o mercado. “É isso que gera demanda e eleva o fluxo de turistas nos nossos destinos”, analisou.

Marina Barki, por sua vez, relembrou o resultado recorde atingido pelo Brasil no ano passado, quando 6,6 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Ainda há caminho para crescer, claro, mas estruturar boas iniciativas é o primeiro passo” reforçou.

Papel da tecnologia

Durante o bate-papo, Bartolo evidenciou o papel de recursos com a IA (Inteligência Artificial) para atrair demanda internacional para o Brasil. “Temos um caminho para a inovação e é preciso trilhá-lo, mas com assertividade e planejamento, para vender o destino e atrair demanda”, salientou.

“A tecnologia não é um fim, mas um meio. Ainda acredito muito nessa cultura de criar um storytelling no turismo para trazer o viajante para o nosso destino. E as ferramentas tecnológicas colaboram muito com isso, ampliando o alcance das nossas estratégias”, concluiu o executivo.


ESG em foco

Prosseguindo com a programação do Turistech Summit 2025, foi apresentado um painel sobre sustentabilidade, com participação de Maria Luiza Romão, gerente de ESG da Amarante Hotéis, e Rafaela Santoro, coordenadora de Meio-Ambiente da rede. Durante a conversa, mediada por Carolina Souza, coordenadora geral de Sustentabilidade e Ações Climáticas do MTur (Ministério do Turismo), as convidadas falaram sobre as iniciativas desenvolvidas na empresa alagoana.

“Nosso propósito é marcar a vida das pessoas e promover experiências de bem-estar em equilíbrio com a natureza. Estamos com o objetivo de nos tornarmos o grupo hoteleiro mais sustentável do Nordeste”, destacou Maria Luiza no início do bate-papo.

“Com isso, padronizamos nossa gestão de resíduos e, em 2023, assinamos o Pacto Global da ONU, reforçando nossos objetivos ESG. Lançamos também, iniciativas como o Programa Amarante Sustentável, o 1º Relatório de Sustentabilidade e o Programa de Diversidade & Inclusão”, complementou a executiva, afirmando que a empresa tem metas ambientais, sociais e de governança ambiciosas para os próximos anos.

Desafio Ambiental Amarante

Dando continuidade ao bate-papo, Rafaela falou sobre o Desafio Ambiental Amarante, afirmando que as metas até 2030 incluem a redução da emissão de gases efeito estufa, compostagem de resíduos orgânicos, entre outros.

“Nosso foco é a compostagem do coco, e todo o produto se torna um composto orgânico sustentável que será usado por agricultores locais. Além da sustentabilidade, trabalhamos muito o apoio à comunidade”, concluiu a executiva.

InovaClima: soluções para mudanças climáticas no turismo

Na segunda parte do bate-papo, foi apresentado o painel InovaClima: soluções inovadoras para as mudanças climáticas no turismo. A palestra contou com participação, além das executivas da Amarante Hotéis, de Juliana Bettini, especialista sênior de Turismo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento); Artur Ferrari, CEO da Igapó; Nanini Castilhos, especialista ESG da Bourbon Hospitalidade; Camilo Torquato, CEO da T&D Sustentável; e Edson Barros, coordenador de Sustentabilidade do MTur.

O Desafio InovaClima é uma iniciativa que busca identificar e promover soluções inovadoras para enfrentar os desafios climáticos no setor de turismo. Lançado em 2024 pelo BID e pelo Ministério do Turismo MTur, com operacionalização do Turistech Hub, a ação tem como foco principal a gestão eficiente de recursos hídricos e o manejo sustentável de resíduos sólidos em empreendimentos turísticos.

“Estamos com um projeto em conjunto com a Amarante, tratando resíduos orgânicos diversos que, após tratados, se tornarão adubo orgânico, contribuindo para regenerar áreas e gerar impacto positivo na natureza”, pontuou Ferrari no começo do painel.

Logo depois, Torquato elencou ações sustentáveis que podem ser trabalhadas por empreendimentos hoteleiros. “Na T&D Sustentável, nosso foco principal é promover a economia de água. Hoje, somos um hub de eficiência hídrica para diversas empresas do setor.

O executivo pontuou, durante o bate-papo, que o futuro da hotelaria é sustentável e que a principal dor, neste sentido, é a preservação dos recursos hídricos. “Então, além de reduzir os impactos ambientais, também ajudamos os hotéis a diminuirem custos, contribuindo para a sustentabilidade financeira dos empreendimentos”, complementou Torquato.

Iniciativas sustentáveis

Turistech Summit - Rafaela_Santoro
Rafaela elencou ações da Amarante

Retomando a palavra, Rafaela pontuou que, na Amarante, outra importante iniciativa sustentável desenvolvida é a redução de plásticos de uso único. “Além dessa mudança na operação, conseguimos educar nosso hóspede neste sentido. É um trabalho completo, que contribui para que as pessoas adotem práticas mais sustentáveis em casa”, endossou a executiva.

Durante o painel, os participantes reforçaram a importância de promover o turismo responsável. “No ano passado, cheguei à Bourbon com a missão de mensurar nosso posicionamento em relação à sustentabilidade e maturidade ESG, entendendo quais nossos pontos fortes e pontos de melhora, e o que pode ser feito”, afirmou Castilhos.

“Temos a necessidade de fazer os planos de ação, mas com uma chancela externa. Então, todo o nosso projeto de ESG é baseado em certificações e critérios que estão sendo seguidos por todo o setor. E essa mensuração de pontos como emissão de gases e tratamento de resíduos, por exemplo, requer a participação de toda a equipe do empreendimento. Sustentabilidade é trabalho conjunto”, salientou.

Por fim, Barros destacou que um dos desafios para a execução de ações globais de sustentabilidade no turismo é o financiamento. “Por isso, o MTur está com uma parceria com o BID, com o objetivo de solucionar a emergência climática que já estamos vivendo. Temos um plano setorial com diversas metas em torno dessa temática. Passou da hora de começar a ser implementada, de fato, na realidade dos brasileiros”, finalizou.


A importância das alianças estratégicas

Prosseguindo com a programação do Turistech Summit 2025, foi apresentado o painel Alianças Estratégicas para Transformar o Turismo. A conversa contou com participação de Ana Bárbara Guaranha, head de Inovação do Grupo Cataratas, e Carlos Jacobina, gerente geral do Novotel Itu.

Iniciando o bate-papo, Jacobina pontuou que um resort normalmente é um empreendimento nichado. “Via de regra, ou é um empreendimento de família ou Mice, e nos dois casos é preciso pensar em alianças estratégicas, como divulgadores, os TMCs das grandes empresas, formadores de opinião, clubes de férias, entre outros”, disse o gerente geral do Novotel Itu.

“No nosso caso, procuramos uma solução, que é um aplicativo que reúne formadores de opinião para entender o que está sendo falado sobre o empreendimento. E isso nos ajuda bastante a traçar novas estratégias e definir ações”, completou.

O gestor do empreendimento ressaltou, durante sua fala, que a digitalização dita cada vez mais a experiência dos hóspedes, e este cenário traz insights para novas possibilidades de parcerias estratégicas.

“É preciso correr atrás dessas alianças. Isso garante sustentabilidade no negócio, economia, praticidade e, principalmente, um serviço alinhado com as expectativas do nosso hóspede”, evidenciou Jacobina.

O que considerar nas parcerias?

Durante a conversa, Jacobina elencou pontos que precisam ser considerados no momento de firmar uma parceria estratégica. “É preciso tratar as parcerias da maneira certa, analisando minuciosamente cada fator”, afirmou.

Ana Bárbara, por sua vez, acrescentou que, no turismo, é necessário que as empresas e indivíduos se vejam como catalisadores do sistema do setor. “Por exemplo, se eu consigo conectar uma startup a um empreendimento e essa parceria fizer com que o hóspede tenha uma boa experiência, consequentemente esse cliente irá retornar ao destino e, consequentemente, gerar demanda para os parques do Grupo Cataratas. Todos ganham”, ressaltou.


O papel do TikTok na experiência de viagens

Fechando a grade de programação do Turistech Summit, foi apresentado o painel TravelTok: o impacto do TikTok da descoberta ao check-in. A palestra foi apresentada por Felipe Sintra, líder de Vendas da plataforma, mostrando como o aplicativo colabora com a jornada do viajante.

“Hoje, o viajante vê um conteúdo de viagens no TikTok, depois começa a pesquisar sobre o hotel e o destino, até que ele decide pela reserva. Uma viagem não é decidida da noite para o dia, e nossa plataforma pode ser uma aliada desde o planejamento até a concretização dessa viagem”, pontuou.

“A forma como os viajantes estão consumindo conteúdos de viagem está evoluindo. O POV (point of view) é uma linguagem própria do TikTok, e gera muito engajamento, o que pode ser uma oportunidade excelente para a indústria de viagens, que pode se utilizar desse formato para compartilhar dicas de destinos, hotéis, entre outros. As possibilidades são muitas”, acrescentou.

Outros dados

Turistech Summit - Felipe_Sintra
Executivo reforçou potencial da plataforma

Segundo Sintra, dados do TikTok apontam que 86% dos usuários consomem conteúdos de viagens. “Destes, 43% buscam dicas de destinos, 31% querem dicas de como comprar passagens e 38% estão em busca do que fazer durante a viagem”, pontuou o executivo da plataforma.

Durante a explanação, Sintra falou do TikTok como plataforma de buscas de viagens. “Há uma volumetria muito grande de busca por temas-chave relacionados ao setor de viagens. Dessa forma, nos unimos à Embratur, em uma parceria para capacitar pequenos e médios negócios para ganhar com o turismo. Iremos oferecer webinars gratuitos, ensinando um pouco de como fazemos”, afirmou.

O executivo apresentou um insight interessante durante a palestra: as empresas precisam criar conexões com o cliente ao longo de todo o ano. “Por exemplo, se um hotel ou destino quer aumentar o número de visitantes no final do ano, a aproximação tem que ocorrer bem antes, para haver aquele encantamento. Assim, para se conectar com os consumidores, tenha em mente que o TikTok é o lugar onde a inspiração começa e gera uma forte intenção de consumo”, finalizou Sintra.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News