Para assitir o documentário clique na imagem e expanda para tela cheia

O Portal UOL lançou no sábado (4) o mini documentário Hotel Tropical em Manaus: do luxo à falência. Dirigido por Sergio Machado e Rita Piffer, o filme tem apenas 15 minutos de duração, mas fala muito. Mostra a situação na qual o empreendimento se encontra atualmente, após o seu fechamento em maio do ano passado, por dívidas com a distribuídora de energia local.

O filme começa com um vídeo histórico mostrando o hotel em funcionamento. Vivia-se intensamente 1976, quando a propriedade foi inaugurada em março daquele ano. Segundo a propaganda da época, o Tropical Manaus era o maior complexo hoteleiro da América do Sul, com 358 habitações, incluindo 17 suítes. O hotel chegou a operar, em alguns momentos, com cerca 600 colaboradores.

Tropical Manaus: rede que pertencia à Varig

O Hotel Tropical Manaus fez parte da Rede Tropical, pertencente a Varig Linhas Aéreas, que entrou em crise em 2006 e encerrou suas atividades no ano seguinte.

Passando por várias dificuldades desde então, o Tropical Manaus já foi sondado para ser comprado por redes nacionais e internacionais, mas o passivo trabalhista e a necessidade de reforma inviabilizam economicamente a sua continuidade. 

Situado em uma área de 500 mil metros quadrados, o Tropical Manaus fica na margem esquerda do Rio Negro e conta com uma estrutura de salões para convenções, lojas, restaurante e bares, zoológico e demais amenidades de um resort.

(*) Crédito da foto da capa: arquivo HN