Essa é a última parte da história de Ana, médica e proprietária do hotel Bella Vista, que herdou do seu estimado pai. Após se dedicar intensamente ao estudo da hotelaria, Ana rapidamente percebeu que a maioria de seus concorrentes estavam presos a uma visão míope e restrita ao varejo, com uma dependência excessiva de intermediários e alicerçada no varejo e tarifas públicas. Com essa compreensão, ela promoveu uma reunião estratégica com todo o time, focando na diversificação da demanda e no mapeamento detalhado do processo de compra dos clientes, tanto no mercado B2B, quanto no B2C.

Ana dedicou tempo para analisar, juntamente com os times de Vendas e Reservas, os principais mercados emissores para a cidade onde estava localizado seu hotel. Essa análise revelou informações valiosas sobre os hábitos de compra dos clientes e as tendências do mercado. Com esses dados em mãos, ela conseguiu criar estratégias mais assertivas para seu time comercial, ajustando as abordagens para cada segmento específico.

No entanto, Ana também percebeu que, devido à distância de seu maior mercado emissor e dos decisores das contas corporativas, faltava ao Bella Vista capilaridade suficiente. Além disso, o custo em termos de tempo e dinheiro para alcançar esses mercados era significativo. Algumas empresas, inclusive, tinham processos de gestão de viagens sofisticados e organizados, com decisões sendo tomadas fora do país.

Integração com uma rede hoteleira: forças e oportunidades

Ana começou a refletir sobre como a entrada em uma rede hoteleira poderia trazer diversas forças e oportunidades para o Hotel Bella Vista, como:

1. Acesso a recursos e infraestrutura: integrar-se a uma rede hoteleira proporciona acesso a uma vasta gama de recursos, incluindo tecnologia avançada de gestão, sistemas de reserva eficientes e plataformas de marketing consolidadas.

2. Economias de escala: a rede pode negociar melhores tarifas com fornecedores, o que reduz os custos operacionais do hotel. Isso inclui tudo, desde produtos de limpeza a serviços de manutenção e fornecimento de alimentos.

3. Maior capilaridade: a integração com uma rede oferece uma presença mais ampla em mercados-chave, facilitando a captação de clientes corporativos e lazer que, de outra forma, seriam difíceis de alcançar.

4. Expertise de mercado: aproveitar a experiência e o conhecimento da rede em termos de gestão de operações, distribuição e Revenue Management pode acelerar o crescimento do hotel e melhorar a rentabilidade.

5. Branding e reputação: associar-se a uma marca reconhecida pode elevar o status do Hotel Bella Vista, aumentando sua credibilidade e atraindo um público mais amplo.

Repensando o papel de Ana

Apesar de ter estudado profundamente sobre a hotelaria e de adquirir sólido conhecimento sobre o setor, Ana começou a perceber que estava deixando de lado seus outros negócios. Sendo médica, seu tempo era extremamente valioso, e ela estava enfrentando um desafio significativo ao equilibrar suas responsabilidades no hotel com suas tarefas enquanto médica. A hotelaria, assim como os serviços públicos de hospitais, polícia e bombeiros, funciona 24 horas por dia, demandando atenção constante.

Assim, Ana começou a ponderar sobre a possibilidade de integrar-se a uma rede hoteleira, considerando que isso poderia mudar o jogo para o Hotel Bella Vista. Essa integração permitiria que ela atuasse mais como investidora e conselheira, em vez de carregar todo o ônus da gestão sozinha. O caminho de desenvolvimento e conhecimento do setor foi muito gratificante para ela, mas também custou caro em termos de tempo e energia, afetando seus outros negócios.

Caminho para o sucesso

Ao considerar a integração com uma rede hoteleira, Ana vislumbrou um futuro em que poderia equilibrar melhor suas responsabilidades, delegando operações diárias a uma equipe especializada enquanto ainda desempenhava um papel estratégico.

Ela procurou uma rede que demonstrasse governança e processos transparentes, permitindo-lhe focar em seus outros negócios sem perder o controle sobre o destino do Hotel Bella Vista. Essa mudança permitiria que ela aproveitasse o crescimento do Hotel sem sacrificar outras áreas de sua vida profissional. E assim ela fez.

Essa história fictícia, embora inspirada em situações reais enfrentadas no dia a dia da hotelaria independente, sugere um caminho que pode ser ponderado e seguido. Em muitos países, onde há mais hotéis de rede do que independentes, essa é a realidade. Um dos maiores benefícios é a maior profissionalização do setor como um todo.

O que define uma pessoa de sucesso não é a capacidade de eliminar todos os problemas antes que eles apareçam, mas a capacidade de encontrar soluções para as dificuldades à medida que aparecem.

Vagner Sardinha é atualmente diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios e Expansão da Samba Group, rede proprietária das marcas Samba Hotéis e Bossa Nova Hotéis. Possui mais de 23 anos de experiência na indústria hoteleira e com Pós Graduação em Real Estate Management pela Universidade de Paris e especializações em Marketing, Gestão de Pessoas e Revenue Management. Com passagens em empresas como CVC Brasil, Hotelbeds, Best Day, Decolar.com, BHG Hotéis e Slaviero Hotéis.

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal