Valéria Pina Vieira
(foto: divulgação/B4T/Mapie)

Vivemos num mundo cheio de referências e a concorrência entre as empresas está cada vez mais competitiva. A abundância de marcas e a diversidade de opções deixam jovens e adultos indecisos no momento de escolher uma carreira e, ainda mais, definir uma empresa. Além disso, problemas emocionais, quaisquer que sejam suas causas e origens, interferem na capacidade de gerar resultados positivos às organizações, que normalmente são ambientes extremamente racionais.

Neste contexto, um dos importantes atrativos que as empresas podem oferecer é a capacitação contínua e o desenvolvimento de seus colaboradores para que entendam quais as expectativas que a corporação espera de cada um e o que é importante para o mercado que atuam. É necessário ter técnicas e ferramentas para desenvolver habilidades e atitudes comportamentais nas equipes organizacionais, fomentando a criatividade, a fim de despertar a melhoria contínua, tanto no ambiente de trabalho, como na vida de cada um dos nossos colaboradores.

Na nossa rotina precisamos ser cada vez mais criativos. Devemos buscar novas formas de aumentar nossa renda, garantir e conquistar a empregabilidade, solucionar os problemas do dia a dia, criar e desenvolver novos produtos, apostar em formas diferentes de atender clientes, entre outros. É a criatividade que nos move e nos garante o desenvolvimento dentro e fora de uma empresa.

E mesmo sabendo de tudo isso, ainda é difícil encontrar empresas que mantêm uma agenda consistente de treinamentos e capacitação com foco no desenvolvimento profissional e humano.

Cuidar do aspecto humano vai além de garantir a remuneração e os benefícios compatíveis com o mercado: também é investir no bem-estar dos funcionários e deve ser considerado um imperativo estratégico. Estas iniciativas contribuem não só para a melhoria do ambiente corporativo, mas também para combater alguns males que afetam o desempenho no trabalho, como o estresse.

Preocupe-se com o ambiente corporativo. Desenvolva a criatividade da sua equipe. Elabore atividades e projetos que permitam a interação dos colaboradores. Escute e estude a viabilidade para cada ideia que a empresa recebe. Resgate exercícios lúdicos durante o trabalho, que promovam o relaxamento e a dedicação dos indivíduos. Do dia do abraço à campanha do agasalho, faça com que cada um sinta prazer em pertencer a esta organização. Promova reuniões para inspiração, que auxiliem o time a crescer e evoluir. Implante uma agenda de treinamentos, os mais diversos, sejam eles técnicos, culturais ou motivacionais. De curso de maquiagem à gestão estratégica. Externos e internos.

Na medida em que as equipes recebem esses benefícios, a organização ganha colaboradores mais saudáveis emocionalmente, menos estressados, com mais bom humor, com mais vontade de trabalhar, mais entusiasmados e com maior interação com colegas.

Crie, inove e divirta-se junto!

*Valéria Pina Vieira é especialista da Mapie, empresa que elabora, implanta e desenvolve processos de gestão, além de pensar estrategicamente na estruturação e criação de novos negócios. Pautada pela integridade, ética, transparência e sustentabilidade, apresenta em sua plataforma de gestão metodologias sólidas e inovadoras. O conhecimento organizacional e a otimização dos recursos humanos e financeiros são facilmente demonstrados através da verificação dos resultados alcançados, os quais norteiam seu modelo de remuneração.

Contato
www.mapie.com.br