abih-nacional- vanessa moralesEm 80 anos de instituição, essa é a primeira vez que uma mulher concorre ao cargo

A atual presidente da ABIH-GO (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Goiás), Vanessa Morales, será a primeira mulher a concorrer ao cargo de presidente da ABIH-Nacional. A empresária de 40 anos disputará o posto com o atual presidente da entidade, Manoel Linhares, em eleição prevista para acontecer em outubro.
 
"Continuo como candidata à presidência da ABIH-Nacional. Haverá a eleição e estamos confiantes nas propostas que estamos apresentando. Nosso principal objetivo é a união de todas as ABIHs estaduais para o fortalecimento do setor", declara. 
 
Vanessa lidera a chapa ‘Renovação e União’, ao lado do capixaba e ex-presidente da ABIH-Nacional, Nerleo Caus de Souza. “Um grande amigo com vasto conhecimento em políticas públicas voltadas a hotelaria”, afirma a candidata.  Segundo a presidente da ABIH-GO, sua proposta é de uma gestão integrada e transparente. “Eu nunca fiz uma gestão isolada. Faremos o trabalho juntos para que consigamos realizar todos os nossos projetos”. 
 
No âmbito da transparência, ela pretende implantar no calendário da ABIH o compromisso de publicar mensalmente no site a prestação de contas e o resumo de atividades da executiva nacional. 

ABIH-Nacional: propostas

Entre as propostas, a empresária lançou mão de 28 desafios com o objetivo de melhorar a gestão da entidade e do mercado hoteleiro. Uma delas é regulamentar o Airbnb. “Nós conseguimos regulamentar a plataforma em Caldas Novas, no interior de Goiás. Foi a primeira cidade no Brasil e fazer isso. Nosso objetivo é o mesmo em âmbito federal, contemplando todos os municípios”, ressalta.

Outros desafios são a alteração da Lei Brasileira de Inclusão, ajustes na cobrança do ECAD, liberação dos jogos. Além disso, a candidata defende a  criação de um Conselho entre todas as entidades que representam a hotelaria no Brasil para que todas as demandas do setor sejam discutidas e acionadas em conjunto.  "Nossa candidatura serve, principalmente, para debater e criar meios para o crescimento do setor", pondera.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ABIH-Nacional