abracorpEntidade arrecadou R$ 11,3 bilhões em vendas em 2019

Impulsionado pela hotelaria, o volume de vendas da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas) encerrou o terceiro trimestre de 2019 com alta de 4,1%. Mantendo a linha de crescimento, o número de transações realizadas no ano passado registrou incremento de 9,5% frente a 2018. Os dados foram apurados pelo BI Abracorp.

O avanço corresponde à oscilação de R$ 10, 4 bilhões para R$ 11,3 bilhões. Mais uma vez, os resultados foram frutos da boa performance  do setor aéreo (14%) e da hotelaria nacional (21%). Juntos, os segmentos representaram mais de R$ 6,9 bilhões do valor total arrecadado.

Já o mercado aéreo internacional subiu 0,9% no ano, saltando de R$ 2,7 bilhões para R$ 2,8 bilhões. A maior alta percentual positiva foi registrada nos segmentos Transfer Internacional (53,5%) e Seguro Viagem Nacional (53,9%).  O primeiro foi de R$ 16 milhões para R$ 24,7 milhões, enquanto o segundo passou de R$ 37,9 milhões para R$ 58,3 milhões.

Abracorp: declínios

Apesar dos resultados positivos, nem tudo são flores. O declínio percentual mais acentuado se deu com os cruzeiros marítimos. O nacional recuou 27,3% e o internacional 83,4%.Em valores nominais, o nacional oscilou negativamente de R$ 4, 5 milhões para R$ 3,3 milhões; enquanto o internacional caiu de R$ 698, 7 mil para R$ 116 mil. 

Quanto ao market share do comparativo geral das vendas do ano de 2019, o segmento Aéreo Nacional representou 40,8% do total. Seguiram Aéreo Internacional (24,7%); Hotelaria Nacional (19,8%); Hotelaria Internacional (4,6%); e Locação Nacional (1,4%). Somados, alcançam 91,2% do total. Os 8,8% restantes estão pulverizados em 11 segmentos.

(*) Crédito da foto: nattanan23/Pixabay