quarta-feira, 19/novembro
InícioNEGÓCIOSMercadoVik Retreats no Brasil será ancorado por arte e experiência
PMS Hits para o hoteleiro

Vik Retreats no Brasil será ancorado por arte e experiência

Eleita a melhor vinícola do mundo no The World’s 50 Best Vineyards 2025, nem só de vinhos vive a Vik. Fundada pelo casal de noruegueses Alexander e Carrie Vik, a marca também possui sua própria coleção de hotéis boutique, a Vik Retreats, que está com data marcada para desembarcar no Brasil, com um empreendimento que promete fazer da arte sua âncora de brasilidade.

Anunciado em 2023, o hotel é fruto da parceria entre a empresa e o Grupo Luan, por meio da LN Urbanismo. Em visita ao Brasil, Julia Parapugna, diretora de Vendas da Vik Retreats, revelou em entrevista exclusiva à reportagem do Hotelier News que a propriedade de luxo deve abrir as portas entre 2027 e 2028.

A escolha por Araçoiaba da Serra, de acordo com a diretora, vem ao encontro de dois fatores: primeiro, pela parceria com o Grupo Luan; em segundo lugar, pela proximidade com a capital paulista, principal porta de entrada de estrangeiros, polo econômico da América do Sul e hub de eventos.

“Tudo fazia sentido. Checamos o volume de visitas, perfil de turista e números de demanda. O Rio de Janeiro, por exemplo, já não casaria tão bem. Sempre optamos por locais que não são tão conhecidos, como foi o caso de José Ignacio, no Uruguai. Nós ajudamos a transformar o destino”, explica Julia.

Vik Retreats - interna
Vinho será parte da experiência, diz Julia

Tropicalização da marca

Quando uma nova marca chega ao Brasil, muito se fala sobre o processo de tropicalização do conceito e da identidade dos empreendimentos. No caso da Vik Retreats, tudo passa pelas mãos de mais de 50 artistas brasileiros, que terão suas obras estampando as áreas da propriedade.

“A ideia do nosso business plan é que seja um espaço para paulistas e brasileiros curtirem o fim de semana, turistas estrangeiros que chegam ou saem do Brasil, além de eventos corporativos e sociais. Portas, paredes e objetos possuem curadoria de Patrícia Borges, responsável pela seleção dos artistas e dos elementos da brasilidade do projeto”, continua Julia.

A gastronomia também será um elemento central da identidade brasileira, assim como acontece no Chile e no Uruguai. No caso dos famosos vinhos Vik, a diretora explica que os rótulos não serão produzidos por aqui por incompatibilidade do solo com os requisitos da marca, mas, obviamente, não faltarão garrafas disponíveis na propriedade.

“O vinho será um elemento da experiência, mas não a estrela principal. Os rótulos serão trazidos do Chile já engarrafados”, acrescenta a diretora de Vendas da rede.

Estrutura e experiências

A unidade brasileira já está em fase de obras no condomínio Fazenda Vista Verde, complexo imobiliário que contempla diversas atrações, como museu de arte, praia com piscina de ondas, centro equestre e clube esportivo.

O empreendimento contará com 60 apartamentos, com um projeto arquitetônico que engloba elementos de outras propriedades Vik Retreats na América do Sul. “Teremos um prédio principal em que cada andar vai reproduzir a estrutura arquitetônica e o estilo das acomodações que já existem nas nossas propriedades: os Puro VIK no Chile, as suítes da Estancia VIK, as casas do Playa VIK e os bangalôs do Bahia VIK. Tudo isso será reinterpretado aqui no Brasil”, diz Julia.

Na fase de estudos de mercado, a rede uruguaia teve como principal benchmarking o Fasano Boa Vista, também no interior paulista, o que revela o perfil de cliente do empreendimento. “É um produto com bastante sinergia com o nosso estilo e público”, compara a executiva.

A rede não descarta a inclusão de branded residences no projeto — tema que ainda está em discussão, uma vez que a Vik Retreats não possui esse tipo de acomodação em seu portfólio. “É um caminho possível e faz sentido para o mercado de luxo”, avalia a diretora.

Julia explica que abrir um hotel no Brasil foi um caminho natural para a empresa, afinal, o país é o segundo maior consumidor de vinhos e hotéis da marca. Com grandes expectativas para a inauguração da propriedade, a executiva afirma que o produto de Araçoiaba da Serra pode ser apenas o primeiro por aqui. “O Brasil sempre nos interessa, tanto pela força da marca quanto pela relação com os brasileiros.”

A Vik Retreats possui três hotéis no Uruguai, um no Chile e um na Itália — todos de propriedade do casal fundador da vinícola.

(*) Crédito das fotos: Divulgação

Resort Comandatuba
Feira Messe FRankfurt no exteriror
Clube de assinaturas de pontos da rede ACCOR