Vinicius Lummertz participou, ontem (9), de reunião com a diretoria da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo). O encontro foi realizado na sede da Secretaria Estadual de Turismo e, no total, 11 estâncias enviaram representantes. Na pauta de debates, maneiras de gerar mais articulação entre os destinos e, com isso, estimular o turismo.

Recém-empossado no cargo, Lummertz tratou de questões relacionadas à promoção de municípios e integração entre eles. Para o secretário, um trabalho efetivo de marketing e união das localidades são alguns dos ingredientes para o desenvolvimento do turismo nessas localidades.

“Todas as ações das estâncias devem ter como foco o incremento do fluxo de turistas. Além disso, uma regionalização organizada é a melhor resposta para os destinos evoluírem”, avalia Lummertz. “O desenvolvimento negociado produz sustentabilidade econômica, gerando progresso à região turística”, completa.

Dos 70 municípios representados pela Aprecesp, destinos conhecidos no país participaram do encontro. Entre elas, Ilhabela, Brotas, Holambra, Santo Antonio do Pinhal e Águas de São Pedro, entre outras.

Vinicius Lummertz: mais da reunião

Durante a reunião, os prefeitos participantes colocaram temas diversificados em discussão. Alguns deles foram parques temáticos, logística, marinas, balsas e belezas naturais, entre outros. Terminado o encontro, o secretário propôs que as demandas das estâncias fossem entregues à secretaria no prazo de uma semana para que sejam analisadas.

A conversa levantou também outros pontos de consolidação aos destinos, como rodovias cênicas que despertem o interesse do turista na região em si.

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Hotelier News