Vista do Cristo Redentor no Rio de Janeiro
(foto: divulgação / Orient Express)

Um conjunto de ações está sendo implementado pelo MTur (Ministério do Turismo) com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o setor turístico brasileiro. Os projetos integram o novo Situr Nacional (Sistema Nacional de Informações Turísticas), cujas etapas foram apresentadas no II Seminário Técnico do Plano Nacional Estratégico de Estatísticas Turísticas – Brasil 2016-2014, realizado na semana passada, em Brasília.

Além de renovar a pesquisa de turismo internacional, representantes de órgãos públicos e privados, consultores internacionais e acadêmicos discutiram questões relativas à implantação do Situr.

“A governança é essencial para toda a estrutura institucional. Esse seminário não termina hoje, a economia do turismo depende do que conseguiremos fazer com o nosso novo sistema”, afirmou José Francisco de Salles Lopes, diretor do Departamento de Estudos e Pesquisa.

Uma das pesquisas estratégicas para o sistema é a ampliação do estudo sobre meios de hospedagem, em negociação com IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que será feita em 2016. Prevê-se uma coleta de cerca de 40 mil estabelecimentos.

Segundo Roberto Saldanha, técnico de Serviços e Comércio do IBGE e gerente da pesquisa, a meta é montar um diretório robusto e atualizado sobre a oferta de serviços de hospedagem no Brasil, com informações sobre o número de estabelecimentos, além de unidades habitacionais e leitos. Será a base para a realização de sondagens de ocupação hoteleira e de outros levantamentos derivados.

O IBGE começará a divulgar, também, um retrato do setor de turismo com base em informações coletadas com segmentos como agências de turismo, transporte aéreo, transporte turístico, locadora de veículos e alojamentos.

O levantamento estará disponível a partir de setembro deste ano com dados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal. A base de dados completa terá informações retroativas, que datam de janeiro de 2012.

Serviço
www.turismo.gov.br