De Ipojuca, Pernambuco*

Os hotéis Vivá e Solar, localizados no balneário mais famoso de Pernambuco, Porto de Galinhas, passaram por algumas reformas durante o período que estiveram fechados, de março a julho (Vivá) e de março a outubro (Solar), em razão da pandemia Covid-19. As informações foram divulgadas ao Hotelier News durante o Visit Pernambuco.

Ambos empreendimentos tiveram como foco melhorias nas piscinas. “No Solar, trocamos o revestimento das duas piscinas, que já era antigo e branco, pelo tom azul, que é mais atual. Aproveitamos e refizemos o bar da piscina e do terraço, além substituir o telhado da recepção”, conta Otaviano Maroja, diretor Comercial dos hotéis. Já no Vivá, as sete piscinas receberam novo rejunte.

Além desses ajustes, serviços de manutenção preventiva foram realizados em ambos empreendimentos, como pinturas.

“Na verdade estávamos com muito medo de não poder atravessar esse período, por isso não fizemos outras obras. Existia vontade de reformar um pouco mais, mas ficamos temerosos”, complementa.

Visit Pernambuco: readmissões e custos mais altos

Com a suspensão da operação, os gestores dos hotéis Vivá e Solar Porto de Galinhas, tiveram que demitir 50% do quadro de colaboradores.

“O Solar tinha 200 funcionários e foi reduzido para 100, o Vivá passou de 400 para 200 colaboradores. Atualmente, estamos com 100 pessoas trabalhando, na segurança, limpeza, e na administração. Já recontratamos, com prioridade, quem tinha perdido o emprego. Dos outros 300, chamamos mais de 200 de volta”, revela Maroja.

Em relação a operação, o diretor Comercial dos hotéis Vivá e Solar diz que está um pouco mais complexa. “Antes, uma camareira fazia 20 apartamentos, agora faz 12, e são necessárias duas profissionais, uma para a limpeza e outra para higienização. Além disso, os custos dos materiais de limpeza estão 30% mais altos.”, explica.

“No departamento de Alimentos & Bebidas, apenas um funcionário repunha o buffet, e agora são cinco que servem as pessoas no buffet assistido. O formato individual de salada e sobremesa vai ficar para sempre. Investimos também em um aplicativo para o hóspede agendar no spa, pedir room service ou até agendar um jantar. Nesse ponto, foi muito bom”, finaliza Maroja.

O Visit Pernambuco é uma realização do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas. A feira tem parceria com o Sebrae, governo federal (por meio da Embratur) e do governo de Pernambuco, representado pela Secretaria Estadual de Turismo e Lazer e a Empetur.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) A reportagem viaja a convite da organização