Vanderléa Trajano
(foto: arquivo pessoal)

Cada empresa desenvolve sua cultura orçamentária para planejar, elaborar e controlar receitas, custos, despesas e resultados, sendo assim o Planejamento e Controle Orçamentário é um importante instrumento de controle por excelência. Por outro lado, se considerar também como uma ferramenta estratégica à tomada de decisão permitirá não só projetar o futuro desenvolvimento da empresa como definirá qual a direção que deve seguir para alcançar seus objetivos. 

O Planejamento estratégico procura definir o comportamento da organização em relação ao meio ambiente, visando garantir sua missão em longo prazo. A falta de seu alinhamento com o processo orçamentário torna-se pouco eficiente, por esse motivo o plano estratégico precisa ser elaborado previamente e considerado na elaboração do orçamento. 

A empresa deve preocupar-se em controlar o que é importante e não se ater aos detalhes que pouco contribuem para geração de valor. A empresa deve procurar ter gestão do conhecimento, informação e foco no mercado, como também examinar seus indicadores estratégicos para direcionar os objetivos que a empresa pretende alcançar no futuro. Portanto, os planos estratégicos são o ponto de partida para as metas orçamentárias, que devem ser comunicadas e entendidas pelas demais áreas funcionais da empresa. Somente assim, as ações poderão ser tomadas para atingir os objetivos. 

A excessiva centralização na definição das metas orçamentárias inviabiliza a participação e motivação dos colaboradores. As pessoas responsáveis pelos resultados devem participar ativamente da elaboração das metas orçamentárias, somente assim estarão comprometidas com o desempenho. 

Quando cada gestor defende seus valores, esquecendo-se de atingir o todo, incrementam seus resultados, fixando tetos às expectativas de crescimento e um chão para os custos impossibilitam a melhoria contínua dos resultados. 

Pontos importantes e que devem estar claros para todos os envolvidos, empresa e gestores/colaboradores:

  • Qual a importância do planejamento e controle orçamentário para a sua empresa?
  • A visão, missão e os valores da sua organização são compartilhados entre todos os colaboradores? 
  • Na empresa, como o planejamento estratégico define as metas que deverão ser atingidas (destino), as principais ações que devem ser tomadas (direção) e o tempo para sua execução (velocidade)? 
  • O posicionamento dos indicadores de desempenho no mapa estratégico é fundamental para a compreensão do modelo de gestão. Portanto, no Planejamento estratégico foi evidenciado os indicadores estratégicos?
  • A empresa implementa mudanças rapidamente, quando ocorre desvio significativo em relação ao planejamento?
  • A estratégia da sua empresa é claramente comunicada para todos os grupos envolvidos no processo de planejamento?
  • Quais ferramentas de gestão de desempenho que a empresa utiliza atualmente? 
  • A empresa utiliza ferramentas de medição e controle apropriadas quanto à gestão de desempenho?
  • O orçamento está alinhado aos objetivos estratégicos da empresa?
  • O planejamento financeiro está ligado ao planejamento estratégico por meio de metas operacionais?
  • O software utilizado no processo de Planejamento e Controle Orçamentário é operacional e satisfaz seus usuários?
  • Ocorreram mudanças significativas nos orçamentos nos últimos dois anos? 

Embora o Planejamento e Controle Orçamentário seja uma ferramenta de aparentemente de controle,  promove eficácia operacional e é uma excelente ferramenta de apoio à tomada de Decisão.

Wanderléa Trajano é Executiva especializada em administração de empresas em diversos mercados, incluindo hospitalidade, onde assumiu posição estratégica no cargo de Gerente Regional Norte da rede BHG. Bacharel em Administração de Empresas, MBA em Marketing com Ênfase no Ambiente Digital (em curso), Pós-Graduação em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil e MBA em Gestão Empresarial.

Contato
[email protected]
br.linkedin.com/in/wanderleatrajano