Após estrear em Curitiba, a Xtay agora finca sua bandeira em outro mercado do Sul do Brasil. Em franco processo de expansão, a empresa anunciou recentemente que chegará ao Rio Grande do Sul ainda neste ano, assumindo a operação de um empreendimento no centro de Porto Alegre. O Xtay Cais Rooftop, concebido pela Recons em parceria com a proptech, é avaliado em R$ 20 milhões e deverá abrir as portas no final de 2023, com a maior parte dos apartamentos vendidos.

Ressignificar o centro da capital foi o objetivo que orientou Kleber Sobrinho, desenvolvedor imobiliário e proprietário da Recons. “O bairro era muito estigmatizado por questões relacionadas ao abandono e à falta de segurança, assim como acontece em outros centros urbanos brasileiros, e eu optei por atuar nesse nicho porque acredito que é possível criar um movimento de transformação e valorização por meio da reocupação dessas áreas com oferta de moradia, lazer e entretenimento”, diz.

Em agosto de 2021, a busca por imóveis com potencial para se tornar importantes levou o empresário a um prédio dos anos 1940, localizado sobre o Rio Guaíba. A locação ganhou um novo status e a operação acabou sendo direcionada para o sistema de multi-stay.

Expansão

O contrato de gestão marca a chegada da Xtay ao Rio Grande do Sul. “A gente sempre pensou nesse prédio como o ativo, então fomos em busca de uma empresa que operasse esse sistema de forma profissional e que fosse reconhecida. Entre as várias propostas, fechamos com a Xtay pela combinação de modelagem do negócio, expertise da Atrio e pela oferta de inovação e tecnologia”, destaca Sobrinho.

“Nós temos uma estratégia de desenvolvimento bastante cuidadosa e assertiva, considerando o potencial de mercado, a oferta, a demanda e os perfis possíveis de produtos. O Rio Grande do Sul é bastante estratégico para nós e o Xtay Cais Rooftop é o produto ideal”, acrescenta Gabriel Fumagalli, CEO e co-fundador da Xtay.

Estrutura

O Xtay Cais Rooftop terá 48 apartamentos e um dos principais destaques será o restaurante no rooftop, com capacidade de atender 300 pessoas simultaneamente. “Ter uma cobertura comercial em um prédio residencial é algo inédito na cidade e isso permite aos viajantes e moradores acessar essa estrutura e vivenciar momentos de lazer com vista para o rio”, ressalta Sobrinho.

Com nome mantido em segredo, o espaço gastronômico será comandado por um chef conhecido nacionalmente. “Trazer a gastronomia estrelada de volta ao centro de Porto Alegre é motivo de comemoração, já que não temos nenhum profissional de renome atuando na região atualmente. Essa novidade fortalece o movimento de valorização do centro e é mais um atrativo para viajantes e moradores do bairro”, finaliza o empresário.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Xtay