Zagaia Eco Resort HotelPlacas ocupam 1.185 m² da área do hotel

Práticas relacionadas à sustentabilidade ganham cada mais espaço na hotelaria. Movimentos como o plastic free são exemplos concretos de iniciativas neste sentido. Há, contudo, hotéis que investem em outros projetos. O Zagaia Eco Resort Hotel, por exemplo, investiu R$ 1,2 milhão em um sistema solar fotovoltaico.

Localizado em Bonito (MS), o empreendimento instalará 592 placas, espalhadas por uma área de 1.185 metros quadrados. A ideia é promover microgeração de energia durante o dia para que a propriedade funcione a base do equipamento à noite.

Após dois anos estudando a possibilidade e negociando com nove empresas diferentes, o hotel decidiu fazer o investimento. "O preço dos equipamentos caiu e a relação custo-benefício passou a ser mais atrativa, o que aumentou nosso interesse”, explica Guilherme Poli, sócio-diretor do hotel. "Já tinhamos outras medidas em prol da sustentabilidade, mas acreditávamos que podíamos fazer mais. Mesmo com o alto valor aportado, a economia de energia do Zagaia pode chegar a 40%", completa.

Segundo o executivo, a previsão para o retorno do que foi investido é de cinco anos. "Se não tivéssemos esperado o preço do produto abaixar, provavelmente só reaveríamos essa quantia em oito anos", acrescenta Poli. Ele ainda destaca que a placa pode produzir, anualmente, 288 mil quilowatts.

Zagaia Eco Resort Hotel: tendência

Poli ressalta que a razão para o investimento, além do ganho para o hotel, envolve a área onde o empreendimento está localizado. Cercado pela Serra da Bodoquena e com 600 mil metros quadrados de área plana, a propriedade abriga animais como tucanos, araras, entre outras espécies.

As placas foram desenvolvidas por uma empresa canadense – o nome não foi revelado. Enquanto isso, o projeto de implementação passou pelas mãos da RMS Sistemas de Energia e Informática, empresa de Campo Grande.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Zagai Eco Resort Hotel