AbearNo mercado doméstico, 93 milhões de pessoas viajaram pelo país

As empresas aéreas brasileiras transportaram 102,4 milhões de passageiros entre janeiro e dezembro do ano passado. A soma é válida tanto para o mercado doméstico, quanto o internacional, informa a Abear (Associação Brasileira das Empresas Brasileiras). 

A demanda doméstica teve alta de 4,44%, enquanto a oferta avançou 4,67%. Ao todo, 93 milhões de passageiros foram transportados em voos dentro do país, expansão de 3,57%, ou 3,2 milhões de viajantes a mais. A base de comparação é sempre frente a 2017, segundo a Abear.

Tanto a oferta consolidada anual, quanto a demanda consolidada anual, são as maiores já registradas no mercado doméstico, superando o recorde anterior, de 2015. No total, o primeiro indicador somou 117,3 bilhões de assentos disponíveis, enquanto o segundo totalizou 95,5 bilhões de lugares vendidos. 

Os números da Abear são a consolidação das estatísticas da Avianca Brasil, Azul Linhas Aéreas, Latam e Gol Linhas Aéreas Inteligentes, que já havia divulgado seus números ao mercado. Segundo a entidade, as quatro empresas aéreas contemplam quase a totalidade do mercado brasileiro de aviação.

Abear: mercado internacional

A demanda internacional consolidada em 2018 teve crescimento de 16,45% em relação a 2017. A oferta viu expansão mais acentuada (+19,7%), na mesma base de comparação. Esse descompasso levou à perda de 2,3 pontos percentuais do fator de aproveitamento das operações para o exterior, que fechou o ano em 82,48%. 

O total de passageiros transportados pelas companhias nas ligações entre o Brasil e o exterior foi de 9,3 milhões. O número representa crescimento de 11,79% frente a 2017, equivalendo ainda aa 985 mil clientes a mais no período.

(*) Crédito da foto: JeShoots/Unsplash