Rio de Janeiro
(foto: divulgação/Riotur/Fernando Maia)

Um balanço divulgado pela ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) e pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro) aponta uma retração da hotelaria carioca, destacando que a cidade "vem sentindo os efeitos da crise econômica". 

De acordo com pesquisa mensal feita pela entidade hoteleira, em maio a taxa de ocupação fechou em 62%, enquanto o mesmo índice no mesmo período de 2014 era de 71%. Os turistas nacionais foram responsáveis por 64% das diárias vendidas no período, com destaque para São Paulo, com 32% das vendas (25% da capital e 7% do interior). Os paulistas, em maio de 2014, representaram 34% dos turistas que visitaram o Rio de Janeiro.

Em relação à motivação da visita à cidade, as viagens de negócios ou trabalho foram os principais motivos de estada no Rio de Janeiro, representando 40%, contra 52% no mesmo período registrado no ano anterior. 

Entre os números positivos estão a maior presença do turista de lazer – 36% em maio deste ano contra 30% no ano passado. Além disso, eventos pontuais, como foi o caso da Maratona da cidade do Rio de Janeiro, incrementaram o desempenho do parque hoteleiro local.

Serviço
www,riodejaneirohotel.com.br