Accor anuncia aquisição de unidades do grupo Posadas
Os executivos Patrick Mendes e Roland de Bonadona, da Accor, Jorge
Carvallo e Francisco Gutiérres, do grupo Posadas

(foto: Filip Calixto)

No início da tarde desta segunda-feira (16), a rede Accor convocou uma coletiva de imprensa em sua sede corporativa, localizada em São Paulo, para anunciar a aquisição do portfólio sul-americano do grupo Posadas. A transação envolve investimentos da ordem de US$ 275 milhões e, desta forma, a companhia francesa integra a sua oferta hoteleira no continente mais 29 meios de hospedagem – 15 deles já em operação e 14 em processo de construção.

Com a negociação, a companhia europeia passa a gerir duas marcas – Caesar Business e Caesar Park – do grupo Posadas e o principal país afetado pelo acordo é o mercado brasileiro, no qual se encontram 11, dos 15 empreendimentos já em funcionamento, e oito, dos 14 ainda em desenvolvimento. Além do Brasil, unidades em Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile) também fazem parte da compra.

Dentre todos os estabelecimentos de hospedagem já em funcionamento, quatro estão em regime de locação variável e sete sob contrato de gestão. Com a transação, o grupo Accor chega a 164 hotéis e 26.200 quartos no Brasil e, com isto, reforça sua oferta para receber eventos como a Copa do Mundo, que acontece no País em 2014.

De acordo com Roland de Bonadona, COO da Accor para a América Latina, o investimento para ter as marcas do grupo Posadas não foram apenas financeiros. Para ele parte da missão da companhia francesa é conservar a reputação, a qualidade de serviço e preservar os colaboradores que atuam neste hotéis. "Os grupos Accor e Posadas têm políticas parecidas, com foco na hospedagem. As pessoas que trabalham nestas unidades são parte do investimento que estamos fazendo", diz.

Estratégia
Segundo o COO, a compra dos empreendimentos Caesar faz parte de uma estratégia da Accor de dar foco a hotéis de padrão três e quatro estrelas, nicho pouco desenvolvido pela instituição nos últimos anos.

"Em 2011 abrimos 11 hotéis no continente, este ano já inauguramos sete e ainda teremos mais dez até o final do ano. No entanto, este desenvolvimento se faz no segmento econômico e em destinos de segunda e terceira importância; não em cidades grandes e nem em hotéis de três e quatro estrelas. Se formos olhar a totalidade da nossa carteira de unidades no segmento três e quatro estrelas representa três mil quartos, exatamente o tamanho da aquisição que fazemos hoje. Ou seja, é uma operação muito focada, com hotéis de grande qualidade e em cidades estratégicas", comenta Bonadona.

Marcas
Questionado sobre a intenção de substituir as marcas da companhia Posadas por bandeiras da Accor, o executivo francês revelou que é um desejo manter as bandeiras atuais, contudo isto será definido nas próximas semanas ou meses.

"Temos três itens que tem que ser levado em conta para fazer esta mudança. Um: a marca Caesar é muito forte e muito tradicional, está dentro do valor que aplicamos pela compra. Dois: temos outras marcas neste mesmo segmento e teríamos que definir que bandeiras aplicar em cada unidade. Três: parte deste hotéis tem investidores, que tem que ser consultados e aprovar qualquer mudança que pensemos em fazer", explica.

Posadas
Também participando da coletiva, Jorge Carvallo, diretor geral do grupo Posadas, alegou que a venda das unidades sul-americanas da rede foi uma atitude providencial para que a empresa concentre seus esforços no mercado mexicano, foco maior de negócios da rede.

Serviço
ww.accorhotels.com
ww.posadas.com