Marcelo SalomãoSalomão tem 17 anos de carreira, sendo 10 na Atlantica Hotels

A Accor confirmou a chegada de Marcelo Salomão como novo diretor de TI (Tecnologia da Informação) para América do Sul. O profissional entra na rede francesa para preencher o lugar deixado por Erwan Le Goff, que foi para a Zoox Smart Data.

Formado em programação pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Salomão tem 17 anos dedicados à hotelaria. Sua trajetória começou na CMNet Soluções, empresa hoje pertencente a TOTVS. Nos últimos 10 anos, o executivo exerceu diversos cargos na área de TI e informática dentro da Atlantica Hotels. Seu último cargo na rede brasileira foi como diretor de Operações.

Marcelo Salomão: planos e desafios

Segundo o executivo, num primeiro momento, o objetivo será manter uma proximidade maior dos mais de 300 hotéis da rede no Brasil. “Tínhamos um departamento muito descolado das operações hoteleiras, precisamos nos aproximar disso para entender melhor as necessidades e trazer inovações que facilitem o dia a dia das operações”, afirma Salomão. “Além disso, inovações em termos de suporte e integração também serão pensadas”, completa.

Outra medida que deve começar a ser aplicada ainda este ano é a padronização do software de gestão dos hotéis midscale e econômico na região. Atualmente, explica Salomão, o PMS (Property Management Systems) usado nas unidades varia de acordo com a preferência dos proprietários.

“Na Europa, os hotéis da Accor usam um PMS desenvolvido internamente. Nosso objetivo é que, até o fim de 2020, pelo menos 200 unidades já o utilizem”, revela. “Novas tecnologias, como chatbots e robôs, também estão nos planos em longo prazo. Tem muita coisa no mercado por vir”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News