segunda-feira, 9/fevereiro
InícioAccorAccor incorpora combate ao assédio à agenda ESG no Brasil
PMS Hits para o hoteleiro

Accor incorpora combate ao assédio à agenda ESG no Brasil

A Accor firmou parceria com o Circuito Não é Não para capacitar equipes de seus hotéis no enfrentamento ao assédio e à violência contra mulheres no Brasil. A iniciativa segue as diretrizes da Lei 14.786/2023, que institui o protocolo “Não é Não”, reforça o pilar social da estratégia ESG (Environmental, Social and Governance) e envolve treinamentos voltados a profissionais que atuam em estabelecimentos com venda de bebidas alcoólicas.

O Circuito Não é Não é conduzido pela UnB (Universidade de Brasília), em parceria com a Anis – Instituto de Bioética e a Fòs Feminista. No acordo com a rede hoteleira, a organização é responsável por formações técnicas direcionadas aos colaboradores, com uma trilha de conhecimento que aborda situações práticas de assédio e violência, além das formas adequadas de atuação das equipes. A parceria também prevê a produção de materiais informativos visíveis ao público, indicando a preparação dos estabelecimentos e a política de tolerância zero a esse tipo de ocorrência.

Hotéis da Accor localizados em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Maceió e Recife já passaram pelas capacitações. A iniciativa ocorre em um contexto de aumento do fluxo turístico em destinos urbanos e litorâneos, especialmente com a proximidade do Carnaval.

Dados do Disque 100, canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, apontam que o número de denúncias registradas durante o período festivo cresceu 38% no último levantamento disponível. O cenário reforça a necessidade de estabelecimentos preparados para acolher e responder a situações de assédio e violência. Além dos treinamentos, a plataforma ALL Accor, programa de fidelidade e canal de reservas da rede, também participa como parceira da iniciativa.

União de forças

A parceria com o Circuito Não é Não se soma a outras ações adotadas pela empresa voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher. Entre elas está o Programa Acolhe, criado em 2020 em parceria com o Instituto Avon, que oferece hospedagem temporária a mulheres em situação de violência e seus dependentes. O programa inclui pensão completa, atendimento social, psicológico e jurídico, além da articulação com redes de apoio municipais. Desde a criação, foram concedidas 10,5 mil diárias a mais de 1,1 mil mulheres e seus filhos, em cerca de 300 municípios de 24 estados brasileiros.

Outra iniciativa é o Canal da Mulher, serviço de atendimento disponível 24 horas por dia, voltado às colaboradoras que enfrentam situações de violência. Em 2025, o canal foi expandido para unidades no México e no Chile. No atendimento ao público, equipes dos hotéis também são treinadas para responder a pedidos de ajuda feitos por hóspedes mulheres por meio de um código sigiloso, divulgado em banheiros e vestiários femininos.

“Mais do que uma ação associada a um período específico do ano, essa parceria reforça um compromisso estrutural da Accor com a criação de ambientes seguros, baseados em capacitação contínua, protocolos claros e uma cultura de acolhimento. Nosso foco é garantir que nossas equipes estejam preparadas para agir de forma responsável e empática, integrando essas práticas à operação diária dos hotéis e aos espaços de convivência da rede”, afirma Laís Souza, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Accor.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor

APP Investidor Accor
Resort Comandatuba
Realgems ameneties