Depois de dois anos excepcionais, volta à normalidade. Ainda assim, apesar da base de comparação mais alta, a Accor mantém as vendas em crescimento no Brasil e na região das Américas. É o que informa Gabriella Spinola, head de Vendas da gigante francesa para as Américas na divisão Premium, Midscale & Economy.

A executiva da Accor conversou com exclusividade com a reportagem do Hotelier News hoje (19) pela manhã, durante o Accor Sales Roadshow, realizado pela empresa no Pullman Ibirapuera. “Ter os clientes conhecendo as novidades dos nossos hotéis é muito importante, já que nem sempre todos eles podem saber de reformas 0u de novos produtos nos empreendimentos”, comentou Gabriela, ao explicar o propósito do evento.

”Por isso, queremos nos aproximar mais do mercado para, com isso, ganhar marketshare e volume que talvez estejam na concorrência. É também uma oportunidade para fazer com que os nossos clientes e parceiros estejam cada vez mais próximos de nós, entendendo o nosso produto e seus benefícios”, acrescenta.

Líder do mercado brasileiro, a Accor tem mais de 330 hotéis em operação no país. No primeiro semestre de 2024, segundo Gabriela, a companhia vem tendo um desempenho em linha com o orçamento e busca, para o segundo semestre, crescimento mais expressivo em diversos mercados.

“Passamos por alguns momentos que a expectativa do orçamento foi mais alta do que a demanda em si. Em outros, conseguimos ultrapassá-lo. Não estamos abaixo de 2023, que teve um desempenho excelente, e isso é positivo para nós”, explica.

Entre as principais praças da Accor nas Américas, Gabriella destaca cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que continuam com desempenho sólido. Em outros mercados, como o Rio Grande do Sul, a gigante francesa está redesenhando suas estratégias para atrair demanda, enquanto, em paralelo, colabora para reverter os prejuízos trazidos pelas enchentes.

Corporativo

Já para o ano que vem, uma estratégia vem sendo estudada pela Accor para ampliar o potencial de incremento da diária média (e do RevPar) ao longo do ano: trabalhar com tarifas dinâmicas nas negociações de grupos corporativos.

A medida vem sendo analisada diante do fato de que, afora as ocasiões de grandes eventos, quando a demanda permite aumentos significativos, os preços públicos parecem perto do limite do que o consumidor pode pagar.

“A Accor tem uma estratégia muito fortalecida para tarifa dinâmica nos preços públicos e quer repetir isso negociações para o ano que vem. Isso não quer dizer que as fixas acabarão, já que é uma cultura do nosso país”, afirma Gabriella.

Para o segmento Mice, a Accor também busca ocupar mais espaços. “Temos produtos, flexibilidade, ocupação em diversas regiões e há espaço para todos nas salas de eventos para esse público. Então, um evento como esse, por exemplo, permite a proximidade com esses clientes que podem potencializar ainda mais essa possibilidade”, finaliza Gabriella.

(*) Crédito da foto: Julia Takeashi/Hotelier News